Kaiky Fernandez's profile

Litúrgica | Free Dingbats Font




Proposta

Durante o desenvolvimento da nova identidade visual da Igreja Cristã Farol Esperança, houve a necessidade de elaborar pictogramas que representassem os períodos do calendário litúrgico. Isso porque a igreja o utiliza para nortear sua programação e cultos, mas quase não existem materiais gráficos que o expresse. 

A partir daí, vendo que essa necessidade também se fazia presente em outras igrejas que tem o calendário litúrgico como base, surgiu a ideia de fazer algo que, embora baseado na identidade da Farol, fosse para além dela: um fonte de dingbats para ser disponibilizada gratuitamente.







Criação

Os dingbats tiveram como base um grid simples, de modo que permitisse nortear a execução, mas sem restringi-la de forma excessiva. Sempre que possível, foi utilizado a base ondulada, associando ao símbolo da Farol Esperança.

Um dos desafios na elaboração deles foi ter coerência teológica e ter representações que fujam de algumas ideias que consideramos equivocadas. Por exemplo: para representar os "cânticos", uma possibilidade seria um microfone ou algum instrumento musical. Mas entendemos que nenhuma dessas coisas expressam a essência do termo. O momento de cânticos do culto cristão é aquele no qual pessoas entoam juntas suas vozes. O uso de microfone ou instrumentos são algo secundário.​​​​​​​​​​​​​​









Glifos

Ao total, foram produzidos 62 glifos, representando períodos do calendário litúrgico (Natal, Quaresma, etc.), elementos do culto (Oração, Leitura Bíblica, Confissão, etc.), diaconias (Comunicação, Produção Cultural, Cozinha, etc.) e elementos relacionados à rotina eclesiástica (Batismo, Acampamento, Café, etc.).

No final, cada um dos glifos teve 5 variações de espessura dos traços, resultando em: Thin, Light, Medium, Semibold e Bold.









Use sem moderação.

A Litúrgica está disponível para download em cinco pesos diferentes. Fique à vontade para usá-la!

Se fizer algum projeto com ela, eu adoraria ver como ficou! Me envia?
contato@kaikyfernandez.com.br
_




​​​​​​​​​​​​​​
Litúrgica | Free Dingbats Font
Published:

Litúrgica | Free Dingbats Font

Fonte de dingbats gratuita baseada no calendário litúrgico cristão.

Published: