Bruno Barros's profile

Maratona UX — Desafio Covid

Apresentação
Entre os dias 23 a 30 de Março participei da Maratona UX com mentoria do Leandro Rezende. Durante esses dias ele foi compartilhando com os alunos diversos vídeos e dicas incríveis de como se aprimorar na área de UX.

No segundo dia da Maratona foi passado um desafio com temática Covid 19 com base no projeto proposto pelo Ministério Público de Pernambuco. A ideia é que fizéssemos um trabalho e compartilhasse o resultado com os demais colegas no grupo do Facebook.

Deveríamos entender objetivos de negócios, necessidades do usuário propor alternativas, criar um protótipo e pensar nos passos para o futuro baseado em métricas.
Veja abaixo o processo de criação do meu trabalho para a Maratona UX.

DESAFIO
Como poderíamos monitorar em tempo real os fluxos populacionais para identificar, educar e coibir aglomerações ou comportamentos inadequados ou em não conformidade com as determinações de isolamento social?

O QUE FAZER
monitorar fluxos populacionais
Objetivo:
identificar, educar e coibir
O quê?
aglomerações ou comportamentos inadequados ou em não conformidade com as determinações de isolamento social

O método de desdobramento do trabalho se deu pelo Duplo Diamante. Como estou começando na área de Product Design considero muito importante passar pelas quatro etapas e entender cada processo para a criação de um projeto.

1. Descoberta
CENÁRIO
Durante o mês de Março o Brasil e o mundo vive um período de reclusão em suas casas por conta do Novo Corona Vírus.

Segundo o Ministério da Saúde a recomendação é que seja feito um período de quarentena para que se reduza a curva de transmissão do vírus.

Estamos diante de um cenário em que as pessoas estão divididas em preocupação, incertezas e dúvidas. Com base no que tenho lido em matérias jornalísticas e postagens de sociais identifiquei pessoas que:

• respeitam a quarentena
• não acreditam na quarentena
• e as que precisam ir para a rua realizar atividades necessárias (compras, trabalho).

Problema
Com base nesses três perfis levantados anteriormente, decidi focar em entender como garantir a segurança dessas pessoas que precisam ir para a rua realizar alguma atividade básica e essencial.

Para isso, criei uma pesquisa quantitativa para ter alcance de alguns dados a fim de embasar meu pensamento.

Entrevista e resultados
As perguntas foram disponibilizadas em um formulário do Google Forms e disparada para amigos e familiares durante 27 e 28 de Março.

O universo da pesquisa foi bem amplo, atingindo 45 pessoas de 19 a 74 anos, sendo 24 mulheres e 21 homens.

• Mais de 50% dos respondentes continuam saindo para a rua durante a quarentena.
• Os principais motivos da ida a rua são: supermercado (85%), farmácia (21%), banco (17%) e/ou restaurante (3%).
10 dos entrevistados fazem parte do grupo de risco e 6 deles continuam tendo que ir para a rua fazer alguma atividade.
37 respondentes moram com família, 27 deles têm alguém do grupo de risco em casa e 13 deles continuam tendo que ir para a rua.

2. Definição
Com base em alguns dados e informações da pesquisa, obtive alguns insights capazes de gerar a proto persona abaixo:
Proposta
Após reunir algumas informações planejei a criação da Fluxo, uma plataforma informativa sobre aglomerações em tempo real de lugares necessários durante a quarentena.

O projeto consiste em sanar as dores dos usuários atendendo suas necessidades fisiológicas, propondo segurança para si, para a família e para o meio comum.

3. Desenvolvimento
RABISCOFRAME
FLUXOGRAMA
Telas
Ao acessar é apresentado um texto caloroso em forma de onboarding a fim de apresentar o usuário com a proposta do produto.
A home é clara, direta e apresenta cards ordenados de acordo com os lugares mais respondidos na pesquisa descrita no início da apresentação.


Durante o de uso do produto surgem modais de alertas informativos com dicas de autocuidado para o usuário e a opção de compartilhamento do card em imagem para sua rede de contatos.
Ao clicar em um item da Home (supermercado, farmácia, restaurante, banco) o usuário é direcionado para uma navegação no mapa.

Acessando pela primeira vez é solicitada a permissão de sua localização para que seja mostrado os locais próximos a ele de acordo com a seção desejada.
Clicando em um ponto desejado no mapa surge uma modal com nome do local, endereço, se está aberto ou fechado, a data de busca e o status de movimento.

O objetivo é de informar ao usuário em tempo real sobre fluxos populacionais baseados em data e hora a partir de integração implementada com API do Google Maps.
Clicando no menu o usuário encontra informações como dicas de prevenção, possibilidade de compartilhar o produto, área de contato e apresentação da Fluxo.

A Fluxo passará a emitir notificações ao usuário através de push com caráter educativo para se aproximar do usuário e inserir a responsabilidade do autocuidado presente em seu cotidiano.
4. Entrega
Protótipo e feedbacks
Próximos passos…
Imerso durante três dias pude treinar e testar meus conhecimentos nas etapas de descoberta, pesquisa, conversa com usuário, interface, componetização, protótipo e o melhor: empatia.

Fica o desafio para que no próximo projeto eu esteja mais amadurecido e percorrendo pelas áreas de análise, métrica e teste de usabilidade. 
Maratona UX — Desafio Covid
Published:

Maratona UX — Desafio Covid

Projeto de criação de plataforma informativa e educativa durante a Quarentena do Covid 19.

Published:

Tools

Creative Fields