Trabalho apresentado à disciplina de História e Análise Crítica da Arte e do Design II, do curso de graduação em Design Gráfico da Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Escola de Design. Realizado em 2019, teve como proposta a repaginação de um logotipo como sendo originário do período bauhausiano (1919 a 1933).
Logo estilizado no estilo bauhausiano​​​
Logo original
Os retângulos amarelos foram posicionadas de modo a parecerem pães; um mais longo, para remeter aos sanduíches maiores, e um mais curto, a fim de referenciar os menores, elementos significativos e identitários da marca. Dessa maneira, o nome "Subway", ao integrar o logotipo, o torna um sanduíche.
Logotipos estilizado e original, respectivamente
Apesar de já apresentar uma tipografia com elementos geométricos, aspecto típico da época, foi utilizada no projeto a fonte Bauhaus 93, originária daquele tempo. A escolha dos tons refere-se à fase funcionalista, que, a partir de 1923, passou a implementar as cores primárias nos trabalhos realizados.

     Num contexto em que a premissa era fazer com que a forma seguisse a função, observa-se a limpeza da figura; a geometria ganha força no campo do design, a fim de reduzir – ou até eliminar – os ornamentos e de trazer um aspecto moderno às criações. Além disso, tem-se a influência do Neoplasticismo, cujos princípios se pautavam no racionalismo, na simplicidade, no minimalismo e no equilíbrio.​​​​​​
Mockup 1: placa de fachada
Mockup 2: embalagem para viagem
Mockup 3: variações de copos descartáveis
✷ Obrigada! ✷
Subway bauhausiano
Published:

Subway bauhausiano

Trabalho apresentado à disciplina de HACAD II, do curso de graduação em Design Gráfico da UEMG - Escola de Design.

Published: