Cinthia David's profile

ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

PROJETO ACADÊMICO
ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ENDEREÇO:
Pç. Barão de Itaqui (Norte), Rua Airi, a partir do nº (Oeste)  e um pequeno trecho da Rua Itapura (Leste)

ÁREA TOTAL:
5600 m²
EQUIPAMENTOS PRÓXIMOS:
Metrô e Terminal de ônibus Carrão (a 450 m); Parque Municipal Sampaio Correia (a 350 m); Futuro Território CEU  Tatuapé (a 400 m); Complexo Comercial Tatuapé (a 800  m); Futuro Eixo Comercial Platina (Rua Platina); EMEF  Jackson de Figueiredo (à frente).
SISTEMAS DE TRANSPORTE
O terreno fica a apenas 450 m, em média, da estação Carrão do Metrô, de fácil também de automóvel ao ficar próximo da Radial Leste. As linhas de ônibus trafegam a, no  máximo, duas quadras dali, de modo a assegurar melhor o fluxo de estudantes na vizinhança.
USOS DO SOLO
A quadra onde está inserido o terreno possui o uso predominante de comércios e ser-  viços, e rodeado por áreas com habitações verticais de médio/alto padrão (azuis), habitações horizontais de médio/alto padrão (amarelo) e áreas residenciais mistas com  comércios e/ou indústrias de pequeno porte (tons de laranja).
TOPOGRAFIA
O terreno fica num local com uma levíssima inclinação, subindo da cota 744,26 na Pç.  Barão de Itaqui para a cota 746,12 na face Sul do terreno, numa distância de 60 m, o  que equivale a uma inclinação de aproximadamente 3,1%.
O projeto em questão tem a proposta de trazer a linha pedagógica construtivista, onde propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.
Os pátios são amplos, com áreas abertas, vegetação, e espaços de convívio possibilitando não são a interação entre os alunos mas também com a natureza.
Como a proposta do ensino construtivista onde o aluno participe ativamente de seu aprendizado, o ideal é trabalhar em salas de aula com menos alunos, sendo assim as salas tem capacidade de atender no máximo 18 alunos. Dessa forma, as experiências e as interações deverão acontecer de maneira a estimular e a facilitar as descobertas e a aprendizagem, além de possibilitar que o professor  tenha condições para  acompanhar de perto cada aluno, entendendo suas necessidades, contribuindo para a sua formação. Além disso as salas contém dimensões onde pode adquirir diversidade de layout diferentes estimulando a interação e a participação dos alunos.
Além disso para facilitar os alunos a encontrarem sua turma e laboratórios, cada andar esta diferenciado por uma cor especifica. O primeiro andar onde se localiza a turma de 1º á 4º tem cores diferentes para cada sala.
Os laboratórios tem capacidade de atender duas turmas com 18 alunos cada, possibilitando a interação entre as turmas.
O refeitório aberto para o pátio com capacidade máxima de 72 alunos, ou seja, 4 turmas, um intervalo por andar. Tem acesso livre ao pátio coberto e descoberto. Áreas verdes e áreas de convívio.
Um dos objetivos do método construtivista é proporcionar autonomia e senso crítico nos indivíduos.
Sendo assim, as famílias precisam entender que o ensino construtivista vai fazer ainda mais sentido se a educação dentro de casa não for tão diferente do que acontece nas escolas.
Para aproximar a escola da família o programa adotado conta com quadra esportiva, auditório e espaço de debates (ações sociais, que buscam aproximar a família) livre.

O PROJETO ARQUITETÔNICO VISA ESTIMULAR:
*a criatividade, onde foram colocados painéis com grafites e artes realizadas por alunos em atividades escolares;
*o cultivo da natureza, criando espaços verdes, jardins verticais, bancos em torno dos jardins, pátio com grandes arvores e hortas.
*o convívio, onde foram disponibilizados bancos por todas as áreas livres, inclusive corredores, áreas amplas dentro e fora do prédio.
*A  paleta de cor visa deixar os ambientes mais humanizados e conectados. Trazendo conforto e aconchego.


ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Published:

ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Published:

Creative Fields