A Oficina é uma estrutura que gere vários espaços culturais da cidade de Guimarães. Anualmente publicam a Veduta, uma revista composta por diversos artigos com autores nacionais e internacionais. A Veduta aborda temáticas distintas, promove a reflexão e a construção de um conhecimento, reaviva memórias com uma ligação identitária e valoriza o património do território e do país. 

Nesta publicação decidimos explorar o erro e a fragmentação. Transformámos a revista num objeto experimental para que esta se pudesse construir e moldar através do acaso. Por exemplo, as capas têm quatro versões diferentes realizadas aleatoriamente a partir de dois cartazes. Estes cartazes resultam da combinação de dois elementos gráficos a uma cor, tendo a cor gradiente sido composta diretamente na máquina de impressão offset, durante a produção.

A Veduta é um objeto de coleção, e a introdução de um processo manual e casual aliado à impressão industrial permitiu criar 500 exemplares exclusivos, numa edição limitada. A XII Veduta permitiu-nos criar uma linguagem autónoma e descobrir novos processos criativos e técnicos, que proporcionaram novas soluções gráficas através da casualidade e do assumir do erro como processo gerador de riqueza.


Cliente Oficina
Indústria Cultura
Design Gráfico OOF Design
Marina Mota, Cláudio Rodrigues,
Ângelo Rodrigues
Prémios Graphis 
Design Annual 2020
Ano 2018




Veduta XII
Published:

Veduta XII

Published: