Icaro Yuji's profile

Capa - Revista Galileu 337

Capa - Revista Galileu 337
"Envelhecimento é uma doença? Tem cura?"

Diretor de Arte: Feu
Ilustração: Ico Yuji


Proposta

Recebi o presente de ilustrar uma metáfora visual desenvolvida pela redação da Revista Galileu sobre um assunto muito interessante. A metáfora: uma mão feminina envelhecida segurando um espelho-de-mão enquanto o reflexo que se vê nele é o rosto de uma jovem mulher. O assunto: “Envelhecimento é uma doença? Tem cura?”.

Gostaria de agradecer a Revista Galileu por essa linda proposta e em especial ao diretor de arte, Feu, pela direção impecável e pelo incentivo em perseguir uma estética própria e mais autêntica nessa capa. Fiquei bastante contente com o resultado final, porém não teria chegado nele sem essas talentosas pessoas.



Rascunhos iniciais

Espelho-de-mão, espelho-de-mesa e espelho do banheiro.

Três variações baseadas na ideia inicial desenvolvida pela redação da revista. O propósito desses rascunhos era de expandir as opções de resolução da imagem respeitando a essência da proposta inicial, porém, mesmo nessa primeira etapa, a construção da personagem já começou a ser feita. Quem é essa mulher? O que ela vê quando se olha no espelho?






Desenho preliminar

Por fim, foi mantida a ideia inicial (espelho-de-mão) e agora eu poderia aprofundar mais nas questões restantes. Resolvi desenhar duas poses distintas para a mesma ideia. Esses desenhos teriam um grau de complexidade maior que os rascunhos iniciais, o que possibilitaria entrar ainda mais nos aspectos psicológicos da personagem.

Nesse momento, eu já estava convencido que se tratava de uma mulher forte e bastante confiante, que combinava as qualidades de uma mente experiente com os benefícios de um corpo jovem. Porém, como representar isso da melhor forma? Qual pose? Qual olhar? Durante os dois desenhos preliminares a personagem foi se revelando e essas perguntas começaram a ser respondidas.






Pintura final

Conversando com o diretor de arte escolhemos o segundo desenho. Chegamos a conclusão que a pose mais assertiva, com o queixo projetado, representava melhor a ideia.

A minha intenção era que a pintura fosse direta. Tendo resolvido todas as questões de composição, pose, personalidade, paleta de cores e afins nas etapas anteriores, aqui eu só precisaria focar na expressividade da pintura e harmonia com os elementos de design.

O vídeo mostra as três principais fases do processo. Primeiro era necessário estabelecer uma Base, algo estruturado para para dar inicio ao trabalho. Depois a inserção dessa base no Layout da capa. Nesse momento fica aparente os elementos que precisam ser mudados na pintura para criar uma harmonia entre ela e capa. Por ultimo a Finalização; depois de resolvida a questão de harmonia entre os elementos, agora fica seguro entrar no detalhamento e polimento da pintura






Modelo

Outra ajuda fundamental que tive foi o trabalho da modelo Stephanie Fernandes @steh.nie. Que mesmo antes de saber os caminhos que essa ilustração iria tomar, entregou uma performance e abraçou as características, ainda pouco definidas, dessa personagem numa sessão de fotos.






Muito obrigado!

Espero que esse pequeno relato tenha algum valor para outros criadores ou pelo menos sirva de entretenimento para curiosos, hehe. De qualquer forma, muito obrigado a todos que chegaram até aqui. Qualquer dúvida, ou se apenas quiserem falar sobre o assunto, sintam-se livres em entrar em contato por aqui ou por outras redes sociais:  @icoyuji - fb.com/icaro.yuji









.
Capa - Revista Galileu 337
Published:

Capa - Revista Galileu 337

Published: