Dmeson Rodrigues's profile

27ª Cavalgada à Pedra do Reino (2019)

Sobre o projeto

Comunicação visual desenvolvida e ilustrada para a "XXVII Cavalgada à Pedra do Reino", festa tradicional que ocorre na última semana do mês de maio, na cidade de São José do Belmonte - PE. 

A Pedra do Reino foi palco de um dos maiores massacres do movimento sebastianista no Brasil do século XIX e serviu de inspiração ao escritor Ariano Suassuna, na criação de uns dos seus mais famosos romances, o "Romance D'a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-E-Volta". 

Todos os anos, uma comitiva com vaqueiros, mouros e cristãos, escoltam o Rei e a Rainha até a Pedra do Reino. A cavalgada é uma representação da comitiva do major Manoel Pereira com seus combatentes, indo ao encontro dos sebastianistas do "rei" João Ferreira, o louco, na Pedra Bonita, a fim de acabar com o fanatismo religioso.
Composição dos Cartazes

Tipografia "XXVII, Pedra do Reino": 
Foi usada a escrita armorial, desenhada por Ariano Suassuna.

Cores:
As cores usadas foram retiras de gravuras armoriais, onde os tons de marrom ficam evidenciados como cores da paisagem sertaneja. As linhas montam a composição da paisagem. Ao alto, a cor azul representa o céu e o vermelho indica um possível pôr-do-sol.

Aves: 
As aves são a representação do movimento armorial, sendo elas, os próprios pássaros armoriais, movimento cultural e artístico criado por Ariano Suassuna.

Quaderna: 
Criação de Ariano, Quaderna é o rei dos vaqueiros. Composto por toda uma roupagem de couro, em sua mão esquerda leva a espada do rei e em sua mão direita, um bacamarte.

Pedra do Reino, Mouro e Cristão:
Representação da própria cavalgada.
Cartazes Principais
Tipografia: "XXVII" e "Pedra do Reino"
Redesign na fonte ‘Armorial’

Tipografia: "S.J. Belmonte" e "19 a 26 de maio"
fonte truetype ‘MarianaFamily’


Homenagem

O Sertanejo, Espedito Mandú (in memorian):
 
Na ilustração, o sertanejo Espedito Mandú, leva com sigo a bandeira da cidade de São José do Belmonte, estado de Pernambuco, ao qual foi figura pública, como vereador e como sócio fundador da Associação Cultural Pedra do Reino, criadora do evento "Cavalgada à Pedra do Reino".
    
Suas vestes são a roupa de couro, como autentico vaqueiro que era, tradição essa passada pelo seu pai, e por baixo, seu fardamento de sócio da Associação C. P. R., uma camisa de cor azul.

Espedito participou de 26 edições da Cavalgada à Pedra do Reino, vindo a falecer, dois meses antes da 27ª edição do evento.

Ilustrações para composição dos cartazes

Ilustrações que compõem os cartazes principais

Cartazes secundários

Cartazes para gerar expectativa no público, antes da divulgação da programação oficial e cartaz da programação
Testeira para palco

Testeira para palco nas dimensões 12m por 1m
Divulgação em redes sociais, mídias impressas e digitais
Vinheta para gerar expectativa à população, antes da divulgação dos eventos culturais e festivos.
​​​​​​​Para ver os principais detalhes 
sobre o projeto do mapa turístico
clique aqui ​​​​​​​

Vinheta para Instagram
Vinheta por @tiba.dmx (social media Prefeitura de S. J. Belmonte)
27ª Cavalgada à Pedra do Reino (2019)
Published:

Owner

27ª Cavalgada à Pedra do Reino (2019)

Comunicação visual desenvolvida e ilustrada para a "XXVII Cavalgada à Pedra do Reino", festa tradicional que ocorre na última semana do mês de ma Read More

Published: