Davi Caramelo's profile

Brand Identity - Studio KAM



prólogo

Baseada na importância do traço para a criação arquitetônica, a linha contínua desenha a identidade desenvolvida para o Studio KAM. Um estúdio jovem e multiplataforma, criado em 2018 pela associação de dois arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura da UFBA em Salvador, Bahia, Brasil. São sócios fundadores do Studio KAM: Brunna Ka e Maicon Rios. 

O traço contínuo cria a forma racional porém repleta de contrastes, espaços abertos e fechados, cheios e vazios, onde a linha ganha ares de liberdade e empresta suas principais características para a proposta, tornando-a flutuante, aberta, dinâmica e inovadora. 

O traço foi a estratégia gráfica para tornar tangível esta mensagem.









processo

O desenvolvimento da identidade visual da KAM nasceu do estudo realizado com palitos de madeira, utilizando o princípio do Tangram, quebra-cabeças geométrico chinês formado por sete peças de base comum triangular. Foram criados quatro módulos de comprimento para os palitos e através da combinação destes módulos surgiram os desenhos das três letras. Após as letras estarem formadas, veio a segunda etapa do processo, a análise de possíveis combinações entre as letras.  Esta liberdade de combinações tem profunda ligação com a filosofia da empresa, que é a de gerar diferentes possibilidades e funcionalidades de uso para um espaço e principalmente a de criar através da arquitetura conexões entre pessoas.




padrões geométricos

Foram também desenvolvidos para o Studio KAM padrões geométricos visando a sua utilização em diferentes materiais gráficos, objetos ou na composição de ambientes. Os padrões foram criados a partir de recortes e colagens de fragmentos do desenho tipográfico da palavra KAM. Esta ressignificação se soma à ideia que permeia todo o projeto de identidade, a de criação de novas possibilidades e conexões.





aplicações 

Abaixo algumas peças criadas para comunicação do Studio KAM. Todas elas foram baseadas nos princípios da racionalidade, minimalismo e espacialidade. No que tange a cartela cromática foram eleitas três cores base para maior pregnância visual: preto, branco e amarelo.



Brand Identity - Studio KAM
Published:

Owner

Brand Identity - Studio KAM

Published: