Ana Araújo's profile

Concurso: Habitação para Refugiados

CONCURSO DE PROJETO: HABITAÇÃO PARA REFUGIADOS
HABITAÇÃO|SUSTENTABILIDADE|REPETIÇÃO
Acredito que proposta de uma habitação temporária para refugiados não deve ser embasada na necessidade latente do morar, mas sim na necessidade de se reestruturar; pois, apenas o morar implica em edificações mal estruturadas com pouco ou nenhum relacionamento com o entorno ou edificações que não permitam ou permitam pouco o convívio com vizinhos.
O refugiado precisa se reestruturar enquanto pessoa humana e enquanto cidadão. Espera-se que a edificação cumpra o papel social auxiliando para alcançar o sucesso dessa árdua tarefa.
Assim, essa proposta se baseia no contato com o outro sem esquecer da possibilidade de replicação e da sustentabilidade.
CASA ABRIGO
O sistema construtivo adotado foi a alvenaria autoportante de bloco de adobe, buscando viabilizar a construção, que pode ser feita utilizando material e mão-de-obra local. Por ser autoportante, dispensa  a utilização de pilares e vigas, o que promove a sustentabilidade da edificação.
A habitação possui o térreo acessível, no qual as janelas possuem peitoril de 80 cm permitindo que um cadeirante consiga contemplar a paisagem através dela e um mezanino quem pode, a partir da necessidade do morador, comportar mais duas camas e pequenos armários.
As aberturas de janelas nas paredes frontal e posterior auxiliam na ventilação cruzada e permitem que a casa seja “espelhada” criando, assim uma parede hidráulica que também promove a economia de material.
AGRUPAMENTO
TÉRREO E MEZANINO - LAYOUT 1
TÉRREO E MEZANINO - LAYOUT 2
IDENTIDADE E CONFORTO TÉRMICO
Para efeito estético foi adicionado à fachada uma trama de bambu fixada como explica o detalhe ao lado. A mesma trama foi colocada na janela do quarto em forma de brise-camarão, reduzindo a incidência solar no ambiente.
O bambu, assim como a terra do tijolo de adobe, é amplamente encontrado em algumas regiões e a tradição de confeccionar esteiras para o forro pode ser adaptada e a trama também pode ser confeccionada, como os tijolos de adobe.Dessa forma, a habitação é inteiramente acessível à construção popular por meio de mutirão.
Uma pequena parede foi colocada entre a porta de uma habitação e outra, ao mesmo tempo que essa parede promove a privacidade ela não retira a possibilidade de convívio. Essa parede também possibilita a utilização, colocando-se redes que podem ser costuradas pela comunidade.
O jardim vertical pode ser utilizado para cultivo de  plantas comestíveis ou não o que também auxilia no convívio entre vizinho
s
DETALHE FACHADA
Concurso: Habitação para Refugiados
Published:

Owner

Concurso: Habitação para Refugiados

Proposta para o Concurso 002 de Arquitetura, que consiste em uma habitação de até 25m² para refugiados.

Published: