Nadine Santos's profile

A Cidade dos Comboios | Uma Cidade em Ponto Pequeno

A CIDADE DOS
COMBOIOS
Uma Cidade em Ponto Pequeno
Não é o mundo encantado dos brinquedos, mas é a nova exposição – A Cidade dos Comboios – agora patente no Condomínio das Artes do Centro Cultural de Rio Tinto. A inauguração decorreu no terceiro dia de fevereiro e contou com a presença e com as palavras do presidente Marco Martins.

Entre casinhas e carrinhos, carreiras e barquinhos, a peça constitui a autêntica réplica de uma cidade em ponto pequeno, digna e aprazível de se lá viver. Toda a maquete é atravessada por linhas de comboios, onde estes se locomovem simultaneamente uns com os outros. A instalação é alimentada por corrente elétrica e fora construída há mais de vinte anos por Carlos Baptista. Era o hobbie do artista gondomarense, que, naquele tempo, fabricara A Cidade dos Comboios do tamanho de um salão nobre!

Agora património cultural gondomarense, a maquete é recebida com gratidão pelo Presidente. Este alega à vertente escolar que visa envolver na obra e acrescenta que "é uma honra muito importante preservar a memória das pessoas, fazendo com que haja conhecimento para a geração futura". O interesse foi também agradavelmente demonstrado por Júlio Resende, reformado eletrotécnico e "fascinado por este tipo de coisas".

O espaço, garantindo sempre mais do que uma exposição à espera de ser contemplada, pode ser visitado gratuitamente na Rua da Boavista, mesmo no centro da cidade de Rio Tinto, de terça a sábado, das 9h30 às 17h30.
Nadine Santos, Rio Tinto
3 de fevereiro de 2018
A Cidade dos Comboios | Uma Cidade em Ponto Pequeno
Published:

A Cidade dos Comboios | Uma Cidade em Ponto Pequeno

Published:

Creative Fields