Zeca Bral's profile

Festival Literário Minha Língua Minha Pátria

CONCEITO GERAL
Com base no entendimento dos desafios do projeto que é falar de literatura para um público amplo (20 à 70 anos), das classes A, B e C, de modo inteligente, sofisticado, inclusivo, informal e contemporâneo, optei pelo uso de cores vibrantes e tipografias contemporâneas que nos permitiram inúmeras combinações em alusão à diversidade e contrastes presentes entre os 10 países em que a língua portuguesa é falada e vivida. 

LOGOTIPO/ Em ambas as versões desenvolvidas para a identidade visual do festival, o desenho das famílias tipográficas exclusivas se associam à tipografia usada pelas marcas da Livraria Cultura, geralmente arredondadas. 

TIPOGRAFIA/ Para o conjunto tipográfico deste projeto acredito que 3 famílias de fontes + uma fonte exclusiva para o logotipo, nos permitiu ter versatilidade e arrojo nos materiais de comunicação, com mais pluralidade para os diferentes públicos que se almejava alcançar. 

FOTOGRAFIA/ Em contraposição às inúmeras cores da paleta escolhida, optamos por fotos dos palestrantes, retratos para anúncio e credenciais em preto e branco para equilibrar toda a composição.


VERSÃO 2 • APROVADA
(。◕‿◕。)
Neste versão aprovada e produzida, o insight partiu da necessidade de associarmos o símbolo do livro como ícone da literatura a um grafismo que remetesse à ondas em alusão a Era do Descobrimento protagonizada pelas expedições portuguesas e as águas que conectam os povos nativos dos países colonizados.
FOTOS Melissa Haidar
FOTO Taylla de Paula







VERSÃO 2 • REPROVADA
 ¯\_(⊙︿⊙)_/¯ 
SÍMBOLO/ Partindo do pensamento de que é a linguagem que dá forma e sentido à cultura humana, imaginei a caricatura do Fernando Pessoa composta por caracteres tipográficos formando o símbolo do festival literário, batizado com uma célebre frase do poeta. ​​​​​​​
Festival Literário Minha Língua Minha Pátria
Published:

Owner

Festival Literário Minha Língua Minha Pátria

Com base no entendimento dos desafios do projeto que é falar de literatura para um público amplo (20 à 70 anos), das classes A, B e C, de modo in Read More

Published: