Renata Toledo's profile

Capela São Lourenço

Capela São Lourenço
O projeto para a Capela São Lourenço foi desenvolvido no ano de 2014 como atividade da disciplina Arquitetura I do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná.

A capela situa-se no Parque São Lourenço, sendo este situado na região norte de Curitiba, Paraná. O parque configura-se em torno de um lago do Rio Belém, e abriga atividades de lazer e, de maneira marcante, abriga também atividades esportivas.

O terreno designado está contido na porção leste do parque, em uma clareira silenciosa elevada em relação ao percurso principal, contrapondo-se sensivelmente à atmosfera agitada e dinâmica conferida pelas atividades predominantes no parque.

A pureza e a simplicidade foram conceitos norteadores das decisões de projeto, originados  nos valores cristãos e no relato da construção do altar primário, citado em uma passagem da bíblia a partir do desejo que este fosse feito a partir de "pedras brutas, ainda não tocadas pelo ferro". Dessa maneira, optou-se pela utilização de um volume puro e simétrico e pela aplicação de materiais que não exigissem mão-de-obra industrializada para sua feitura, mas que tivessem caráter semi-artesanal.  
Com o intuito de atender, em dia de Missa Campal, um público de aproximadamente 300 pessoas, procurou-se alargar o plano de contato entre a capela e o exterior, integrando-os. Para isso, a capela foi  rotacionada  e as aberturas foram feitas em duas das  superfícies, abraçando os fiéis. 
Os caminhos de chegada à capela representam a transição entre as atividades profanas e sagradas. Em um primeiro momento, a transição é estabelecida através do adensamento da vegetação, que inicia a mudança de postura, neste momento linear e gradual. Pouco afastado do encontro entre este caminho adensado e o caminho de acesso ao terreno, marca-se, através do campanário um portal que leva ao espaço sagrado. A partir do campanário, desenvolve-se um caminho em espiral, que leva finalmente à capela.

O concreto foi utilizado como uma analogia a pedra original, possuindo acabamentos rústicos enquanto a madeira acrescenta calor ao ambiente. A luz natural banha com um efeito luminescente a parede de fundo, entregando a ela o predomínio da iluminação da capela como um todo. Dessa maneira, o espaço da capela é verdadeiramente sereno e essencial. Materializado a partir do concreto aparente e da madeira, o espaço induz ao silêncio e à introspecção.
Capela São Lourenço
Published:

Capela São Lourenço

Published: