Graciela Tocchetto's profile

Redesign do sistema de busca das bibliotecas municipais

​​​​​​​Proposta de redesign do sistema de busca integrado das bibliotecas municipais de São Paulo - SP

Esse projeto foi desenvolvido por mim como trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Arquitetura da Informação e UX na Faculdade Impacta Tecnologia (2016) com orientação do professor Ricardo Couto.

O objetivo do trabalho foi avaliar a usabilidade do sistema de buscas das bibliotecas municipais de São Paulo e propor uma nova interface e arquitetura de informação levando em consideração os problemas encontrados.
The evaluated interface - Interface analisada
O sistema municipal de biblioteca é composto por 107 bibliotecas. Juntas, essas bibliotecas têm aproximadamente 5 milhões de documentos. No site da prefeitura é possível pesquisar no acervo de todas elas. Essa plataforma de pesquisa ao catálogo online integrado é o objeto de estudo deste trabalho.

A possibilidade de pesquisar em diversas bibliotecas em apenas uma plataforma é uma grande vantagem para o usuário. Com acesso a essa informação, ele pode localizar a biblioteca que possui o documento de seu interesse e buscá-lo quando quiser.
Contexto do sistema analisado
O problema que norteou o trabalho foi: que melhorias em termos de usabilidade podem ser feitas no sistema para que os usuários encontrem com mais facilidade os itens que desejam? Levando-se em consideração a hipótese de que os usuários têm dificuldades para encontrar alguns itens de seu interesse.

Para verificar a veracidade dessa hipótese, utilizou-se diferentes métodos de pesquisa: UX canvas, mapa de navegação DoGo, análise de tarefas, teste de usabilidade e análise heurística. Depois disso passou-se para a sessão de análise desses resultados obtidos pra compor personas e propor melhorias ao sistema.
Proposta de valor construída com uso do UX Canvas
Dois avaliadores externos ao projeto e ao curso foram convidados para colaborar na avaliação heurística da interface, além da minha avaliação. 

Para os testes de usabilidade com usuários, elaborou-se um roteiro de teste dividido em três fases: a) questionário pré-uso do sistema, b) proposição de atividades e c) questionário pós-uso do sistema. Foram executados 5 testes (3 presenciais e 2 de forma remota) com usuários das bibliotecas municipais.

Na etapa de análise dos resultados dos testes realizados foi possível perceber que o sistema de buscas integrado das bibliotecas municipais de São Paulo é eficaz, ou seja, cumpre sua função. Porém, deixa a desejar em algumas questões de experiência do usuário como eficiência e utilidade, no sentido de permitir que os usuários realizem todas as tarefas da maneira que desejam.

Durante a etapa de análise de resultados, elabourou-se personas com base nas entrevistas e pesquisas para guiar a proposição de melhorias.
Foram levadas em consideração as informações obtidas junto a prefeitura sobre quem são os frequentadores das bibliotecas municipais e chegou-se a 3 personagens
Os diferentes contextos e comportamentos identificados nas pesquisas para elaboração das personas foram levados em consideração para o desenvolvimento das propostas de melhoria dos sistema.
First interface sketches taking into account the problems encountered in the searches - 
Primeiros rafes da interface levando em consideração os problemas encontrados nas pesquisas
Após a prototipação em baixa fidelidade, passou-se para a prototipação em alta fidelidade da proposta de nova interface para o sistema com foco em solucionar os problemas descobertos nas fases anteriores.
Proposta de nova interface para a tela inicial
Proposta de nova interface para os resultados de busca
Proposta de nova interface para os detalhes da obra
A apresentação do projeto completa com todas as telas pode ser acessada aqui.

Abaixo em vídeo uma demonstração da navegação na interface proposta.
Navegation - Navegação na interface proposta
Este projeto foi selecionado e apresentado no ILA 2017 Florianópolis.
Obrigada pela visita :)
Redesign do sistema de busca das bibliotecas municipais
Published:

Redesign do sistema de busca das bibliotecas municipais

This work of completion of graduate course in information architecture and UX aims at assessing the experience and proposal of improvement to the Read More

Published:

Tools