Adriana Taissun's profile

Atletas paraolímpicos: visibilidade e patrocínio

O esporte tem o poder de transformar vidas e entre os atletas paraolímpicos essa força se faz ainda mais presente na história daqueles que superam limites diariamente, motivados pelo amor ao esporte.

Se a vida de um atleta já é difícil no que diz respeito aos treinos intensos, às pressões para vencer competições e à insegurança de não conseguir o patrocínio necessário para seguir com a carreira, quando falamos de um atleta paraolímpico os desafios são ainda maiores.

Desafios que ultrapassam barreiras
Os desafios dos atletas paraolímpicos começam muito antes deles decidirem seguir essa carreira. Como há pouquíssima informação sobre o assunto, muitas pessoas os enxergam como incapazes de praticar esportes. Por isso, as oportunidades e incentivos são ainda menores.

Eles também precisam vencer o preconceito diariamente e provar que, assim como qualquer outro atleta, possuem a capacidade de dedicar-se e superar todos os limites, alcançando resultados extraordinários.

O esporte, muitas vezes, acaba sendo o grande responsável por trazer a confiança e a alegria de volta à vida desses atletas.

Falta de incentivo ao esporte paraolímpico
Se o incentivo aos esportes já é escasso no Brasil, quando falamos dos atletas paraolímpicos o cenário fica ainda mais complicado.

Você conhece alguma escola, academia ou clube que ofereça treinos, aulas e equipamentos para pessoas como necessidades especiais? Não é um cenário muito comum na maioria das cidades do país. Já começa aí a primeira barreira para os que escolhem o esporte como profissão.

Infelizmente, por falta de conhecimento, muitas pessoas encaram o patrocínio a esses esportistas como uma doação de caridade, e não como um incentivo fundamental para a carreira profissional do atleta. Essa perspectiva prejudica a captação de recursos e a visibilidade dos esportes paraolímpicos.

Além do apoio financeiro, o esporte paraolímpico enfrenta dificuldades no que diz respeito aos profissionais da área. São poucos os técnicos realmente qualificados que possuem interesse em fazer parte de uma equipe paraolímpica e encaram essa modalidade com a seriedade devida.

O resultado é um cenário vergonhoso para o país, que obriga os atletas paraolímpicos a encontrarem forças, otimismo e determinação para que consigam seguir com os treinos mesmo sob condições precárias.

Altas expectativas para os Jogos Paraolímpicos de 2016
Mesmo com todos esses desafios e preconceitos, os atletas paraolímpicos não desistem de lutar pela tão sonhada medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos de 2016.

A maior delegação brasileira da história está cheia de garra e esperança para mostrar que veio com tudo nas Olimpíadas do Rio. São histórias emocionantes de superação e capacidade, que nos trazem verdadeiros exemplos de como podemos ultrapassar limites e vencer.

Inclusive, as chances de conquistar um lugar no pódio e a almejada medalha de ouro são muito maiores entre os atletas que vão participar dos Jogos Paraolímpicos. Esse dado é um reflexo da evolução do suporte técnico aos atletas, que ainda tem um caminho longo a percorrer.

Mais do que nunca, é fundamental demonstrarmos apoio aos nossos atletas e encontrarmos formas de permitir que eles continuem treinando e participando de competições importantes.

Existem diversas formas de colaborar e apoiar nossos atletas, mas você pode começar com um ato simples e que faz toda a diferença: assistindo e torcendo para a delegação brasileira nos Jogos Paraolímpicos de 2016.

Que tal começarmos a divulgar um pouco mais esses esportes? Compartilhe conosco qual é o atleta paraolímpico que você mais admira!
Atletas paraolímpicos: visibilidade e patrocínio
Published:

Atletas paraolímpicos: visibilidade e patrocínio

Redação de texto para post de blog do site de financiamento coletivo SeuAtleta.com. Publicado em: http://blog.seuatleta.com.br/atletas-paraolimp Read More

Published:

Creative Fields