Eduardo Sinegaglia's profile

EDIFÍCIO VERTICAL | centro de Curitiba

                                         
EDIFÍCIO VERTICAL  |  MEMORIAL DESCRITIVO
LOCAL
O objetivo do projeto foi desenvolver um edifícil residencial em um terreno de 4930 m² na zona central de Curitiba/PR. Localizado em uma área central de grande circulação de pessoas, o edifício busca a harmonia com seu contexto, ao passo que promove a revitalização do seu entorno imediato.]

PARTIDO
O conceito da produção deste conjunto de habitações está atrelado primeiramente à sua conexão com a vida urbana. Propõe a construção de uma cidade mais humana e sustentável, onde os contatos sociais são valorizados, por meio da criação de uma grande praça pública, transformando a área incorporada em um espaço de qualidade para todos.
O uso misto da edificação garante a variedade de fluxo de pessoas durante todo o dia, além de assegurar uma relação de troca entre moradores e comerciantes. Deste modo, grande parte da área térrea do lote foi destinada ao uso do público, fornecendo abrigo e respiro à cidade por meio do uso de vegetação, num jogo de cheios e vazios que brinca com a tectônica do edifício e a luz, elemento dificilmente percebido por entre os prédios de grande altura numa metrópole.

FUNÇÕES E IMPLANTAÇÃO
O complexo consiste em duas torres, com diferentes alturas, que dialogam entre si e tentam manter a escala da cidade. 
A partir desses estudos, pensou-se no zoneamento das funções do empreendimento: No setor mais privado do lote, a oeste, se ergue uma alta torre residencial, enquanto que, no volume mais próximo à esquina foi mantido um gabarito baixo, de 5 pavimentos, com o intuito de dialogar volumetricamente com o entorno existente, onde foram locadas as salas comerciais e escritórios, funçõs adicionadas ao programa. Ambos os blocos possuem galerias comerciais permeáveis no térreo. 
A implantação do edifícil foi pensada de forma a aproveitar da melhor maneira possível as insolações LESTE e OESTE. Para que recebam amplamente iluminação em pelo menos um período do dia, todas as unidades foram alinhados no sentido norte-sul. 

ESTRUTURA
O sistema estrutural pensado baseia-se no uso de lajes lisas de concreto protendido, com a finalidade de aumentar os vãos, consequentemente, diminuir a quantidade de pilares, além de permitir ambientes livres da interferência de vigas e mais ricos esteticamente. Os núcleos rígidos de circulação vertical auxiliam na estabilização do edifício. 

ESTÉTICA
A escolha estrutural reflete positivamente na estética, pois promove uma leveza visual observada na elevação, devido à diferenciação dos materiais.
A dinâmica da fachada se dá pelo uso de varandas posicionadas alternadamente, com aberturas protegidas por painéis metálicos móveis perfurados nas cores vermelho, amarelo e laranja, os quais conferem uma perspectiva nova a cada dia.

PROPOSTA
Este projeto de edifício vertical não possui a pretensão de exigir que todas as atividades dos moradores sejam realizadas no âmbito do condomínio. Ao trazer a cidade para dentro da estrutura residencial, a proposta define que, da mesma forma, o morador possa e deva usufruir de toda a estrutura urbana que a região oferece, contribuindo para sua manutenção e vitalidade do espaço público.
EDIFÍCIO VERTICAL | centro de Curitiba
Published:

Owner

EDIFÍCIO VERTICAL | centro de Curitiba

Projeto realizado para a disciplina de Arquitetura III do 4º ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná. Orientaçã Read More

Published:

Creative Fields