Isaac Guimarães's profile

Exposição Atualização do sistema

Em exibição desde 15 de dezembro de 2023, “Atualização do sistema” é resultado de dois anos de pesquisa do grupo @academiadecuradoria, do qual faço parte como pessoa pesquisadora.

A exposição fez um diálogo entre a coleção ARTEMÍDIAMUSEU e o acervo do Museu Nacional de Brasília, com contribuições adicionais das galerias Almeida e Dale, Casa Albuquerque e Cerrado Galeria. A coleção, por sua vez, foi uma parceria do AdC e o Museu Nacional, com apoio da FAP/DF, que reuniu dez artistas, de diversas linguagens, apresentados ao longo de três exposições virtuais e que atualizaram o acervo do Museu com novas questões da arte contemporânea e digital.

🍄 Em Atualização do sistema, durante a concepção gráfica, fiz um estudo sobre essas possibilidades de conexão. Tentando me desviar de ideias mais estabelecidas do que é tecnologia, lembrei de um artigo que li certa vez sobre a internet dos fungos, feitas por seus micélios. Apresentado esse conceito ao grupo ele foi prontamente aceito e trabalhamos a partir dele para estabelecer outras relações ao longo da exposição. Além, claro, de guiar questões gráficas, como por exemplo, a escolha de tipografia que fiz para o título da exposição.

Também estive na curadoria do núcleo “Mundos Virtuais”. Orientado a partir de potência e força, significados presentes no termo virtual, este núcleo reuniu trabalhos que contém, em si mesmos, certa energia criativa capaz de conjugar outros imaginários de mundo. Nesses novos mundos, surgem diferentes arranjos de realidade, concebidos a partir de variadas linguagens, processos de pesquisa e intenções narrativas de cada artista.

Selecionei na curadoria deste núcleo trabalhos de Élle de Bernardini, Rodrigo D’Alcântara, Denu, Coletivo Coletores, MUTHA, Evandro Soares, Suzete Venturelli e Gilbertto Prado, Gabriel Massan, Erica Ferrari, Kboco, Tulio Pinto, Adriana Vignoli e Lucia Laguna.

Agradeço a todo a equipe do Museu, aos artistas, que tanto colaboraram para a exposição, e aos colegas do Academia de Curadoria, por todas as trocas.

🗓️ A exposição segue em exibição até 03 de março de 2024.

Crédito fotográfico: Joana França
Exposição Atualização do sistema
Published:

Exposição Atualização do sistema

Published:

Creative Fields