Davi Caramelo's profile

Natal 2023 | Prefeitura de Salvador

Alegria e mistura
O Natal, essa festa religiosa de tradição católica, é celebrada em muitos países do planeta. Com o passar dos anos a celebração foi sendo cada vez mais explorada do ponto de vista comercial e turístico, talvez por isso a festividade esteja envolvida em um manto de uniformidade global. De continente a continente, de país a país, os símbolos natalinos são um espetáculo de padronização cultural, uma fusão de influências europeias e americanas.

Salvador é uma cidade abençoada pelo sol e acariciada pelas brisas do Atlântico, nesta cidade o Natal assume uma identidade própria, imbuída da riqueza das tradições, do calor humano e das cores vibrantes que só a Bahia pode oferecer. Portanto, é hora de redefinir o Natal, reescrever a história e iluminar o caminho para uma celebração que reflita a alma natalina verdadeiramente soteropolitana.
Enquanto em muitas partes do mundo as famílias se aconchegam em suas lareiras e a neve cai através da janela, em Salvador o Natal se desdobra sob o brilho radiante do sol tropical. Ao invés da neve, as soteropolitanas e soteropolitanos caminham por areias douradas e banham-se em águas cristalinas que abraçam as praias, englobando o cenário da noite de festejos em pleno verão. Nossas tradições natalinas são regadas com alegria e calor, corais e orquestras afro-sinfônicas, ceias que misturam tradição e ingredientes de nossa terra. Uma fusão das nossas raízes indígenas, portuguesas e sobretudo africanas que dão vida e singularidade a cidade.
A proposta parte da fusão dos elementos natalinos com a riqueza da tradição religiosa, gastronômica e cultural soteropolitana. Nasce então a criação de um universo pictórico onde o presépio se mistura aos búzios dos Orixás, o pinheiro artificial convive com os coqueiros da orla marítima, os sinos dourados misturam-se aos Caxixis e onde as luzes brilham tão intensamente quanto os sorrisos que iluminam nossas ruas. É uma celebração que exprime alegria, amor e diversidade, refletindo a alma única de Salvador.
Para a campanha, foram desenhados em estilo "outline" inúmeros ícones natalinos, assim como outros característicos da cidade de Salvador, desde elementos da gastronomia, até aos arquitetônicos passando por nossa música, cultura e religiosidade. 
A tipografia da identidade
A tipografia desenhada para a marca do Natal da cidade de Salvador não é apenas um conjunto de letras; é a essência de uma cidade que pulsa com vida, abraça sua história e sua cultura, que se funde com a natureza e se revela em cada detalhe arquitetônico. É uma tipografia que fala com o coração, que conta histórias e convida a todos a se unirem na celebração.
• Traços e ritmo dos monumentos e obras de arte espalhados pela nossa cidade.
• As linhas retas de nossa arquitetura Colonial, Art Decó e Eclética.
• Os triângulos partem das pinturas corporais que transbordaram a identidade do Bloco Timbalada e viraram uma marca da cidade. 
• O traço convexo de nossa baía e nossa orla marítima, uma costa única.
A tipografia desenhada exclusivamente para a identidade da campanha e utilizada na palavra "Natal", possui um desenho humanista sem serifa, trazendo elegantes linhas retilíneas, contrastadas com detalhes curvos que adicionam modernidade e elegância ao desenho. Desde as volumosas formas curvas do “Monumento à Cidade de Salvador” de Mário Cravo Jr. até o encontro perpendicular das linhas do Elevador Lacerda serviram de inspiração para a tipografia. Já a escolha do uso do estilo manuscrito, cursivo e da escrita em caixa alta e baixa na nomenclatura "Salvador" se deve à intenção de transmitir uma percepção de aproximação, vibração, acessibilidade e humanidade.

Sensações: Peso e leveza, tradição e personalidade, uma identidade que traz o contraste e a mistura soteropolitana.
É hora de quebrar padrões e oferecer ao mundo uma visão do Natal como nunca visto, lançando mão da singularidade que só Salvador pode propiciar. A campanha para o Natal de Salvador em 2023 não é apenas uma celebração, mas uma revolução. Uma revolução que começa com uma identidade visual tão vibrante e autêntica quanto a cidade que representa.
Ficha Técnica
Estudo para Campanha de Natal 2023 da Prefeitura Municipal de Salvador
 
Cliente: Prefeitura Municipal de Salvador
Visual Concept: Davi Caramelo
Direção de arte: Davi Caramelo
Redação: Matheus Tapioca
Ilustrações: Davi Caramelo
Agência: Bahia Comunicação
Fotos: Freepik.com / Muhammad Novrijal via Unsplash
 
 
 
Natal 2023 | Prefeitura de Salvador
Published:

Owner

Natal 2023 | Prefeitura de Salvador

Published: