Leonor de Almeida's profile

Casa da Música Jorge Peixinho – Brand Identity





«O objectivo da minha música é a construção e organização
de um novo e pessoal mundo sonoro. Explorei profundamente
e intensivamente todas as relações entre a harmonia e o timbre para construir uma espécie de rede muito densa de sons transformados.
A característica principal da minha música é uma espécie de “atmosfera sonora onírica”, na qual surgem pequenas transformações através de artifícios contrapontísticos, filtragens harmónicas e tímbricas, etc.
Dou também muita importância à ambiguidade entre a continuidade e a descontinuidade.»

Biografia de Jorge Peixinho in MACHADO, J. (org.), «Jorge Machado - In Memoriam», Editorial Caminho, 2002, pp.21-22






Um concerto tipográfico:
homenagem à obra de Jorge Peixinho

Da mesma forma que Jorge Peixinho referiu-se ao seu trabalho como uma intenção de construir e organizar um novo mundo sonoro, a intenção foi, visualmente, transportar essa ideia.

O lettering geométrico é criado usando como unidade o rectângulo que, de forma minimalista, faz referência à batuta, às teclas do piano e, por fim, à própria arquitectura do edifício.






A sua construção é sempre controlada pelo uso de uma grelha. A grelha é a nossa pauta. É através dos elementos gráficos que colocamos nela que fazemos referência à matemática musical: uma sequência de notas e pausas nos tempos certos, onde criamos uma «rede muito densa» de caracteres. Cada caractere nasce de um jogo entre os espaços positivos e negativos, em busca de harmonia, num concerto tipográfico.

Este concerto ganha vida na identidade visual, onde a «continuidade e descontinuidade» dos caracteres do logótipo dão vida aos layouts.


Casa da Música Jorge Peixinho – Brand Identity
Published:

Owner

Casa da Música Jorge Peixinho – Brand Identity

Published: