Jenifer Alves's profile

Saquarema é o Maracanã do surfe?

Considerada capital nacional do surfe desde 2019, Saquarema é, há décadas, conhecida como "Maracanã" do esporte. Mas de onde vem essa fama? A resposta vem lá do passado. Em 1960, as ondas já chamavam a atenção dos surfistas. Porém, foi a partir de 1970 que a cidade passou a sediar campeonatos nacionais e atrair turistas, principalmente, os atletas.


Marcelo Andrade, membro da Associação de Surfe de Saquarema, conta que, quando os atletas da Zona Sul do Rio descobriram as ondas locais, passaram a compará-la com as praias do Havaí.

— A Associação de surfe foi uma reunião de alguns surfistas que vinham da Zona Sul do Rio, na década de 1970, que passaram a frequentar o local — contou ele. — Com isso, alguns locais começaram a praticar o esporte e foi estabelecido uma relação de parceria com os moradores.


Os surfistas Ricardo Bocão, Daniel Friedman, Pepê Lopes e Rico de Souza fizeram da capital nacional do surfe "um segundo lar" e, com eles, parte da elite carioca passou a demonstrar interesse nas praias.

Com as areias começando a ferver, a marca Ala Moana organizou um campeonato nacional em 1975, com surfistas de todo o Brasil. E foi nesse momento que a cidade ganhou a alcunha de "Maracanã do surfe". Com uma torcida fervorosa e os gritos da areia para os atletas no mar, jornalistas passaram a chamar a praia de Itaúna pelo nome do estádio de futebol, fazendo uma alusão à paixão brasileira pelo futebol.


O campeonato foi um sucesso e inspirou Nelson Motta a investir no festival "Som, Sol e Surfe", no ano seguinte, na mesma época das competições. A partir daí, a cidade virou uma parada obrigatória para os amantes do mar. 

Em meio a ditadura, o evento foi apelidado de "Woodstock brasileira", com 40 mil pessoas presentes. Os shows aconteceram na praia mais famosa de Saquarema e adorada pelos surfistas, a praia de Itaúna.

Itaúna tem uma posição geográfica favorável para o surfe por conta da profundidade de suas águas. Com o deslocamento do vento em direção à costa, as ondas podem chegar a três metros de altura. Além da praia, há ainda uma pequena ilha de pedras que auxilia na formação das ondas.


Depois que foi adotada como paraíso dos surfistas durante mais de 40 anos, a cidade finalmente recebeu o campeonato mundial do esporte. A World Surf League (WSL) montou acampamento nas areias de Saquarema em 2017. Este ano, Itaúna foi mais uma vez a casa mundial do surfe e, teve o brasileiro Yago Dora como vencedor da etapa.
Saquarema é o Maracanã do surfe?
Published:

Owner

Saquarema é o Maracanã do surfe?

Published:

Creative Fields