Davi Caramelo's profile

Orbe Bank | 6º Desafio do ID Class

-

Orbe Bank

Esta apresentação tem como finalidade expor o processo criativo idealizado para a identidade visual do Orbe Bank. O resultado é um produto que reflete a combinação de toda pesquisa e estudo mercadológico, assim como um exercício criativo a partir das informações fornecidas através do briefing.

 -

Este projeto é integralmente fictício e foi concebido exclusivamente para o 6º Desafio do ID Class, proposto por Marcelo Kimura. O objetivo do desafio é por em prática os conhecimentos e técnicas desenvolvidos através do curso ID Class por meio da resolução de um briefing compartilhado com os alunos, neste caso para a criação de um projeto de identidade visual para uma fintech brasileira.

-

Créditos do Projeto

Design e Ilustrações: Davi Caramelo
Tipografias: "Carbona" por Plau Design / "TT Norms® Pro" por TypeType
Imagens: Unsplash
Mockups: GraphicBurguer

Abril de 2023

-
-

Síntese

Atuando com transparência e de forma humanizada, o Orbe Bank é uma startup independente, 100% brasileira e especializada em finanças, que oferece soluções inovadoras a partir de contas correntes digitais para pessoas físicas e jurídicas.

O Orbe traz eficiência, rapidez e segurança, tudo isto aliado a um custo mais acessível para os consumidores. O Orbe não pratica cobranças de anuidade, tarifas e tampouco é a favor de burocracias. É um banco digital que oferece uma experiência mais simplificada, ágil, acessível, transparente e mantendo os membros da sua comunidade a todo instante no controle da sua vida financeira.

O Orbe sabe que não está reinventando a roda, afinal, outras startups financeiras já estão nesta trilha há alguns anos. Mas, como todo processo de revolução, sua trajetória é feita de ciclos e atores, o Orbe deseja estar à frente deste movimento.

-

Um banco digital independente,
que preza pela flexibilidade,
humanização e acessibilidade.

-
-

Semântica

Com o objetivo de traduzir a flexibilidade, agilidade e ousadia, partimos da etimologia do substantivo Orbe, que em um dos seus significados refere-se a circunferência e órbita dos astros e, seguindo a thread, chegamos às trajetórias dos corpos celestes que podem ser regulares ou únicas.

O desenho da identidade tem sua inspiração na representação gráfica da excentricidade orbital ao redor de uma estrela central (imagem ao lado), mais especificamente o estudo liderado pela astrofísica inglesa Pam Vervoort.

Assim como os satélites analisados por Pam, a ideia é que os clientes sejam o centro do sistema, sistema este que possui uma trajetória singular. O Orbe Bank deseja estar presente na trajetória dos seus clientes, dando apoio e suporte em todas as suas decisões, sejam elas sobre o presente ou futuro.

Orbe é mais que um banco,
é um banco que gira ao seu redor.

-
-

Somos um olhar para o futuro.
Fazemos parte de um ciclo.

Cultivamos relações humanizadas
e flexíveis, oferecendo uma experiência
ágil e personalizada.

Prezamos pela transparência e por
um serviço sem asteriscos, anuidade ou taxas.

Somos um banco digital, que acredita
que o seu futuro é seu.

Desejamos estar presente na sua trajetória,
seja vivendo o presente ou traçando o futuro.

Somos o Orbe Bank,
um banco que gira ao seu redor.

-
-

Tipografia do Logo

A tipografia  TT Norms® Pro foi a fonte base para a criação do logotipo. Lançada em 2022 e criada pelo estúdio Type Type, possui 1668 caracteres em sua composição de fonte, 66 faces e 1 fonte variável mudando ao longo de três eixos. A tipografia apresenta um desenho moderno e universal, sendo uma fonte neutra e sem serifa, mas ainda assim repleta de estilo.

Personalização

Por meio de pequenas, porém notáveis, intervenções trouxemos uma característica exclusiva para a identidade, dando maior personalidade para as terminações das letras “r” e “b” centrais na composição. Além de trazer um ar mais moderno e fresco, acrescenta um caráter levemente disruptivo e ainda mais jovem ao logo.

-

-

O Público

O público do Orbe Bank é formado por jovens de espírito aventureiro, com idades entre 22 e 35 anos. Eles buscam praticidade, assim como soluções modernas e ágeis que acompanhem sua rotina fluida. Conhecem as vantagens de se usar o crédito para acumular pontos e obter benefícios.

Jovens aventureiros
22 - 35 anos


-

-

Objetivos

Dar a cara e posicionar o Orbe Bank, apresentando o banco digital através de um discurso jovem, descontraído e com uma abordagem ousada. Destacar o banco em um mercado onde a concorrência possui uma linguagem homogênea, além de anos de experiência.

-

Desafios

• Penetrar em um mercado competitivo e cada vez mais aquecido;
• Diferenciar-se dos concorrentes;
• Conquistar e fidelizar o público jovem;
• Expressar visualmente o conceito de flexibilidade, humanização e acessibilidade;
• Ter uma comunicação dinâmica e ainda assim reconhecível;
• Aliar um ecossistema funcional à percepção de uma marca próxima e humana.


-

-

Família Tipográfica

Na comunicação da identidade do Orbe Bank foi utilizada a família tipográfica Carbona, uma família com 33 variáveis e bastante flexível, desenhada por Carlos Mignot, produzida por Carlos Mignot e Rodrigo Saiani e desenvolvida pela Plau. A Carbona é a tentativa da Plau de imaginar o futuro usando a tipografia. A família é pensada para dar conta das situações do mundo digital - de hoje e do que ainda está por vir. É otimizada para programação, contém símbolos de criptomoedas, recursos avançados para uso em interfaces e muito mais.

-
-

Iconografia

Foi desenvolvida para o Orbe Bank  uma família iconográfica utilizando o conceito do Pixel Perfeito, buscando atender tanto a plataforma do app como o website, com áreas de interação digitais de alta qualidade, seguindo as melhores práticas de interface do usuário.

Todos os ícones foram desenhados utilizando-se o grid de 24x24 pixels e todas as curvas foram feitas utilizando o círculo de 06 pixels. Foi inserida uma margem rosa delimitando a área central dos ícones. Quase sempre o desenho se comporta nas margens, nas raras exceções onde o desenho não se mantém na caixa, utiliza-se a área perimetral para uma compensação visual e evitar a fragmentação do desenho.

-
-

Mascote da Marca: Laika

Buscando aproximar-se mais do público, pensou-se em trazer um rosto amigável para a conversa por meio de uma mascote, Laika. Através dela, pretende-se fortalecer vínculos e humanizar ainda mais a identidade. O nome Laika é uma homenagem à cadelinha vira-lata espacial soviética que se tornou um dos primeiros animais a serem lançados no espaço e o primeiro deles a orbitar a Terra.

Laika, foi a única ocupante da nave espacial Sputnik 2, lançada ao espaço sideral em 1957, mas que infelizmente não sobreviveu à sua missão antes do retorno à Terra. Até hoje ela é lembrada, tanto na Rússia como em todo o planeta, por sua contribuição na corrida espacial e também como símbolo no combate aos testes científicos em animais.

Sua morte levantou um intenso debate sobre a ética no uso de animais em viagens espaciais. Diversos protocolos foram criados, muitos são utilizados até hoje. Mesmo com seu pouco tempo de vida, Laika deixou um legado eterno e se tornou um ícone para os apaixonados por astronomia e animais.

-
-

Aplicações

A seguir, um infinito de possibilidades para aplicações da identidade proposta, sejam elas nos universos online ou offline. Aqui trataremos de algumas características visuais e conceituais que auxiliam a transmissão do propósito da marca.

-
-

Série Especial

Além do design clássico do Orbe Card, séries especiais serão lançadas, inspiradas em festivais, esportes radicais, artistas e influenciadores. Uma dessas coleções é a arte urbana, em que artistas visuais são convidados para pintar murais em 06 capitais do país, assim como reproduzir a arte nos cartões magnéticos contactless do Orbe Bank.

-
Obrigado!
 
Gostou? Curta, comente e, se possível, siga-me no Instagram @davicaramelodesign.

-
Orbe Bank | 6º Desafio do ID Class
Published:

Owner

Orbe Bank | 6º Desafio do ID Class

Published: