Studio Fubá's profile

Skate Total Urbe - Porto Alegre 2022

Skate Total Urbe - Porto Alegre 2022 
Antes de querer começar a escrever alguma coisa sobre esse STU em Porto Alegre, gostaria de dizer que foi na edição do Rio em 2019 que eu decidi fazer o que estou fazendo hoje. Então antes de mais nada, quero agradecer a todos que estavam nesse Skate Total Urbe na Praia da Barra. Se não fosse por vocês, eu provavelmente não teria sido impactado por aquela energia e decidido mergulhar nesse meio.  

O Skate Total Urbe National aconteceu esse final de semana em Porto Alegre, levando uma galera que curte Skateboard a acompanhar o evento na nova Pista da Orla do Guaíba. Nunca tinha ido a POA antes, mas assim que cheguei na pista foi inevitável notar o carinho dos gaúchos pela nova pista. E não é pra menos, é a maior pista da América Latina e ainda não tem nem um ano desde sua inauguração. Impossível não ser um xodó entre os gaúchos que gostam de skate. 

Sai de Florianópolis para acompanhar o campeonato na noite anterior do primeiro dia. Arrumei uma carona pelo aplicativo da Blablacar (app esse que está sempre atualizado no meu celular), com horário previsto de chegada às 6hrs da manhã. Por aqui nada de especial. Algumas horas no carro e várias conversas despretensiosas com pessoas que provavelmente eu nunca mais vou ver. Mas é cada história engraçada que a gente escuta nessas... 

Chegando em POA a primeira impressão foi bem cenário de Silent Hill: neblina pra todo lado, um frio rachando e tudo cinza. Logo procurei uma cafeteria onde pudesse tomar um café e rever os planejamentos para começar o dia. O tempo feio persistiu, mas era preciso mais do que uma temperatura baixa para tirar minha euforia de estar visitando uma cidade completamente nova, a trabalho, e captando um material de um dos esportes que mais curto. E eu não estava ali somente para "gravar um material", eu estaria de frente com diversos atletas renomados do esporte em um campeonato que pela minha primeira experiência lá em 2019, era um dos eventos mais irados que já tinha ido em minha vida. Eu estava empolgado! 

O EVENTO

Puts, o STU é maneirasso! A galera vai na pilha total vibrando por skate e o evento ajuda a manter esse astral lá em cima o tempo todo. 'Sonzera' estalando nas alturas, do Raimundos aos clássicos internacionais do rock n' roll que casam perfeitamente com uma session. Sorriso estampado pra todo lado, público de todas as regiões do país e skate no pé da garotada que anda fazendo manobra por tudo que é canto. As marcas parceiras do evento não perdem a oportunidade de fazer ações incríveis e a real é que parece que você está em uma Disney para skatistas, onde todo mundo esta ali por um único propósito, e todos sabemos qual é. Mas claro, temos que lembrar que as condições do tempo nessas horas é um fator de extrema importância, e não podemos dizer que tivemos essa sorte. 

A chuva deu as caras em Porto Alegre. Todos os dias a competição teve sua janela de baterias adiadas por conta da chuva, que não dava trégua. Era água atrás de água, e o mais incrível era que toda vez que parava de chover e sentíamos uma melhora no tempo, uma equipe gigantesca de funcionários se dirigiam para missão de secar as pistas e fazer o evento rolar. E não estou falando aqui de 3,4 pessoas, estou falando de um mutirão de mais de 50 contribuintes nessa função, usando um rodo e uma máquina de soprar vento ajudando a secar a pista para a viabilização do esporte. 

E tivemos SHOW de skate! 

O nível estava altíssimo, galera estava entregando muito e as baterias estavam emocionantes. Sem palavras, assistir de perto atletas olímpicos como Pedro Barros, Pedro Quintas e a Yndiara Asp remando próximos é de arrepiar. E cara, eu curto pra car**** ver o skate das meninas. Elas são muito 'style', não tem jeito. Vejo elas competindo com sangue nos olhos e algumas com 10 anos 'dropando' a pista junto com atletas que tem mais tempo de skate que anos de vida e fazendo geral vibrar é muito louco. Lembrei demais da minha irmã, acho que vou comprar um skate pra ela. 

O ParaSkate também se fez presente no Campeonato com grandes nomes da modalidade como Felipe Nunes e Victor Sardi, campeão do X-Games. Essa galera arrebenta demais e ver eles fazendo o que fazem é sem dúvida uma imensa inspiração. 

No domingo, dia da final, apesar de toda insistência para dar início as baterias, a chuva infelizmente não arredou o pé e o pódio se deu a partir das classificatórias da Semi. Raicca Ventura levou o primeiro lugar do Park feminino e no masculino Luigi Cini. Já no Street, Giovanni Vianna e Gabi Mazetto levantaram o troféu do andar mais alto do pódio. 
Skate Total Urbe - Porto Alegre 2022
Published:

Owner

Skate Total Urbe - Porto Alegre 2022

Published:

Creative Fields