Alvaro Caldeira's profile

Propriedades ópticas relevantes para revestimentos

 Os valores de refletividade, emissividade e absortividade para cada revestimento isolante, são fatores que determinam a eficiência de seu poder de isolamento térmico. A adição de óxidos metálicos ou componentes cerâmicos em revestimentos de base polimérica (tornando o material em um compósito) irão influenciar nestas propriedades.

Entende-se como comportamentos ou propriedades ópticas, o modo o qual o material irá refletir, absorver ou transmitir, especialmente a luz visível e infravermelha, quando expostos a ela.

A luz e o calor, são radiações eletromagnéticas, estas radiações possuem componentes de campo elétrico e magnético. O espectro de radiação vai dos raios gama passando pelos raios X, ultravioleta, visível, infravermelho e até as ondas de rádio, de acordo com a figura abaixo.
A radiação solar especificamente, possui as componentes ultravioleta, visível e infravermelha e pode ser simulada com o uso de lâmpadas adequadas.

A energia presente em um componente da radiação eletromagnética (fóton) pode ser relacionada pela equação:  E=h.v=h.c/λ  
      
Onde:                                                                                
E = energia de um fóton (eV)
h = constante de Planck (6,63.10-34 J.s)
v = frequência (hertz)
c = velocidade da luz (m/s)
λ = comprimento de onda (m)

Ou seja, cada campo do espectro possui uma energia diferente. Esta energia pode ser capaz de excitar os elétrons do material promovendo transições eletrônicas e alterando os modos vibracionais, mudando assim o estado do material.

A luz pode também ter uma parte de sua intensidade absorvida (Ia), transmitida (It) ou refletida (Ir) quando ocorre a interação com um sólido. Estas componentes podem ser transformadas nas propriedades de absorvidade (A), transmissividade (T) e refletividade (R) se dividirmos cada parcela pela intensidade total da energia incidente (Io): T+A+R=1      

Onde:                                                                                    
T = It/Io
A = Ia/Io
R = Ir/Io

Cada material terá estes componentes em quantidades ou teores diferentes. Por exemplo, em materiais considerados transparentes a maior parte da radiação incidente será transmitida, enquanto em materiais tidos como opacos nenhuma radiação incidente será transmitida (haverá apenas reflexão e absorção).
Estas quantidades relativas ditam como cada material irá se comportar, isolando mais ou menos um ambiente. Deve-se, portanto, ter-se critérios bem definidos e específicos para cada necessidade ao escolher o material mais adequado e que irá ter o melhor rendimento possível.
Propriedades ópticas relevantes para revestimentos
Published:

Propriedades ópticas relevantes para revestimentos

Published:

Creative Fields