A cadeira Tría foi pensada e projetada para a disciplina "Desenho do Objeto A", o objetivo era projetar uma cadeira apartir da secção 2x2 cm de madeira maciça e compensado de espesura 1,5cm, além disso a cadeira teria que poder ser empilhável.
memorial justificativo
No que tange a composição formal, a cadeira Tría preza pela simplicidade e pelo minimalismo, utilizando da estrutura como parte da composição. Sobre seu nome: Tría, do grego τρία, significa três. Morfologicamente, a cadeira conforma um triângulo retângulo no desenho de seu braço. Além disso, utilizamos somente cavilhas para congregar os pontos de articulação e junção das peças por comprovar que essa peça resgata a integridade da madeira e garante uma consolidação efetiva dos pontos de encaixe. Ademais, a composição apresenta alguns vazios que trabalham a proporção, leveza e funcionalidade da cadeira, e fazem parte da linguagem compositiva.
imagem tirada na entrega final do prototipo na escala 1:1
memorial descritivo
O projeto foi desenhado com dimensões compatíveis para o uso de cadeira. O espaldar forma um ângulo de 95° com o assento tornando a cadeira mais confortável, além disso tanto o assento quando o espaldar tem largura de 43 cm, sendo uma largura adequada para a ergonomia. O espaço de 16 cm entre o espaldar e o assento permite com que as pernas e as costas se acomodem melhor, sem ter uma barreira fisica impedindo que o corpo vá levemente para trás. A distância do assento até o chão é de 43 cm, possibilitando que os pés fiquem no chão e que as penas encostem no assento por completo. A peça possui toda sua estrutura em madeira garapeira, utilizando no total 6,77 metros de matéria prima, com seção de 20x20 mm. A escolha desse tipo de madeira foi feita pela suas propriedades, já que possui um tom bege-amarelado e proporciona uma superfície lustrosa e lisa, além de ser uma madeira pesada e densa, uma vez que trabalhada uma seção pequena, essa característica é muito importante. Ademais, apresenta facilidade em ser manipulada devido à presença de sílica, porém, necessita de ferramentas adequadas.
imagem 1: perspectiva explodida; imagem 2: foto de um dos prototipos mostrando o empilhamento, escala 1:2.
Equipe: Gabriela Martins; Helena Alvim; Juliana Chicone; Laís de Moraes; Maria Luiza Jeronimo; Raquel Mendes.
Cadeira Tría
Published:

Cadeira Tría

Published: