Grazzielle Fredericci's profile

A torneira ideal para seu banheiro

Dicas importantes de como escolher a torneira ideal para seu banheiro 
Quando pensamos em torneiras para banheiro, geralmente focamos na beleza e harmonia com a decoração do ambiente que estamos planejando. 
A estética é muito importante mesmo, mas a funcionalidade não pode ficar de lado, principalmente porque a torneira é um item de uso contínuo e, geralmente utilizada por várias pessoas diferentes, por isso, é importante conhecer um pouco melhor este item e entender qual o mais adequado para seu projeto.
Atualmente existem muitas opções disponíveis no mercado. Alguns modelos são preparados para reduzir o consumo de água e possuem redutores internos, outros modelos utilizam sensores de movimento para ligar e desligar, algumas opções possuem filtros embutidos, existem os modelos que ligam por delicadas alavancas e até alguns modelos com água quente são possíveis de encontrar.
As formas e acabamentos também são variadas e por isso entraremos em mais detalhes a seguir.
Entendendo a diferença entre torneira e misturador
As torneiras comuns liberam apenas a água fria, já, nos modelos com misturadores é possível mesclar a água fria e a água quente, chegando-se à temperatura desejada. Os misturadores possuem essa vantagem quanto a sua funcionalidade, e ainda possuem duas opções de acionamento, sendo em comandos separados ou acionamento pelo sistema monocomando, no qual a temperatura da água é ajustada de acordo com a posição de uma alavanca.
Antes de definir pelo modelo a ser instalado, é necessário checar se há ou não o abastecimento de água quente no local onde a torneira será instalada.
Para a instalação de um misturador, esta é uma questão fundamental. Então, se você está em fase de construção e prefere o misturador, já considere isso em seu projeto. Mas, mesmo se você está em fase de reforma, é possível adaptar seu encanamento e saídas de água para que atendam a instalação de uma torneira com misturador.
O encanamento pode contar com dois registros separados, sendo um para cada saída da torneira ou um único registro já com as duas funções.
Torneiras de bancada, de pia, de parede ou de teto?
Cada modelo possui características e necessidades específicas para a instalação, e sim, você não leu errado, existem hoje em dia alguns modelos de torneiras de teto! Mas, vamos aos modelos mais tradicionais.
Possuímos um artigo focado apenas nas diferenças entre os modelos de torneira de bancada e de parede. Confira aqui
Nem sempre o layout e estrutura do banheiro permitem a instalação de uma torneira sobre a pia ou sobre a bancada. Em alguns casos a única opção é a instalação da torneira na parede. Avalie com seu encanador, qual o melhor modelo para sua estrutura atual, ou considera uma adaptação para a instalção da torneira de sua preferência.
No momento da instalação, é importante considerar um espaço de pelo menos 10 centímetros entre a altura da torneira e a cuba para que a higiene das mãos seja feita sem maiores problemas. Se instalada muito mais alta do que isso, a água pode respingar e se a torneira for instalada muito próxima a pia, pode gerar um incômodo durante o uso.
Quais os tipos de acionamento disponíveis?
Existem os modelos de acionamento automático, que são muito utilizados em locais públicos como hospitais e shoppings por exemplo, e também têm ganhado mais visibilidade por conta das doenças que podem ser transmitidas pelo contato em superfícies contaminadas.
Em casa, geralmente o acionamento escolhido é pelo ato de rosquear para abrir o registro. O que, algumas vezes pode ser inconveniente, se considerarmos que ao usarmos a torneira estamos com as mãos sujas ou ensaboadas, por exemplo.
Quais os materiais das torneiras disponíveis no mercado?
Atualmente é possível encontrar torneiras e misturadores de materiais diferentes, porém os mais comuns são plásticos ou metal. 
Os modelos fabricados em plástico são mais simples, menos resistentes e mais acessíveis quando comparados aos modelos em metal. O modelo plástico é produzido em ABS, um material também conhecido como plástico de engenharia. Estes modelos, geralmente são brancos, mas podem receber pinturas em outras cores, inclusive pinturas metalizadas. 
Já as torneiras produzidas em metal, geralmente possuem seu miolo feito de latão, liga de cobre, zinco ou aço inoxidável e um acabamento cromado. Estas opções tendem a ser mais resistentes.
Escolhendo o modelo mais adequado ao seu projeto
Comece avaliando a estética desejada em seu projeto e suas possibilidades financeiras. 
Avalie também os outros metais já utilizados no banheiro e seus acabamentos, e busque modelos que combinem entre si, em material e cor.
Se possível, escolha todos os metais do mesmo fabricante e mesma linha. Isso manterá uma harmonia em seu ambiente.
Os metais em destaque atualmente são os de formas retas e curvas, geralmente mais minimalistas e atemporais. Essa é uma informação relevante, visto que a torneira não é um item trocado com frequência.
Pense na ergonomia, funcionalidade e beleza do seu ambiente e escolha o formato que mais se ajusta à sua necessidade e que atenda o visual e o estilo de seu banheiro.
Avalie se a pressão da água em seu encanamento é adequada ao modelo escolhido. Um bom encanador pode lhe ajudar com essa informação, medindo a pressão com um manômetro.
E agora? Acha que ficou mais fácil sua escolha de torneira para banheiro?
A torneira ideal para seu banheiro
Published:

A torneira ideal para seu banheiro

Published:

Creative Fields