Ana Elisa Lins's profile

Bairros do Recife em letterings

Bairros do Recife: Uma experiência de criação de seis letreiramentos para a sua representação
 
Minha paixão pela tipografia, assim como pela cidade onde moro (Recife, Pernambuco), foram determinantes para a escolha do tema do meu projeto de conclusão de curso. A partir disso, associado à percepção da ausência de uma identificação dos bairros da cidade, busquei unir
o sentimento das pessoas sobre determinados bairros da cidade do Recife com o intuito de representá-los por meio da criação de letreiramentos. O objetivo foi criar uma identificação rápida e fácil desses locais, transmitindo sua essência e tornando mais intimista a relação das pessoas com esses lugares, sejam eles moradores ou turistas.
 
Dois projetos me inspiraram na elaboração deste trabalho, um mais tipográfico e outro mais ilustrativo, porém ambos seguindo a ideia da representação de lugares (nestes casos, de cidades):
Show us your type
-The Everywhere Project
 
Seguindo a divisão da Prefeitura, foi escolhido o bairro mais representativo de cada uma das 6 regiões político-administrativa da cidade, através de pesquisas com o público.
 
 
PESQUISA IMAGÉTICO-ICONOGRÁFICA
 
O local mais citado de cada bairro, de acordo com pesquisas com o público, serviu de principal referência para o desenvolvimento dos letterings e padrões de cada um. [Recife Antigo: Marco Zero; Encruzilhada, Madalena e Afogados: mercados públicos; Derby: Praça do Derby e Boa Viagem: praia/orla]
Recortes de alguns rascunhos e experimentações
TESTE DE CORES COM O PÚBLICO
 
As cores possuem grande importância na identificação e percepção visual do público. Porém, é uma característica bastante relativa, pois pode significar algo completamente diferente para cada indivíduo.
Para otimizar o reconhecimento dos letreiramentos de cada bairro foi aplicado um teste com o objetivo de definir uma paleta de cores que se aproximasse da percepção da maioria desse público, que escolheu a cor que mais lembrava cada bairro dentre 9 opções apresentadas (definidas de acordo com referências citadas em pesquisas anteriores).
VERSÕES FINAIS
São muitas as referências deste bairro onde acontece o carnaval multicultural da cidade. As lembranças mais mencionadas na pesquisa foram suas pontes, arquitetura dos casarios e o marco zero, além da Rua da Moeda, com sua vida noturna, bares, música, cultura e carnaval. Partindo deste ponto, o lettering foi projetado buscando atingir o conceito de dualidade que envolve este bairro. 
Na palavra “recife”, a tentativa de traduzir o moderno, o contemporâneo, o jovem e a noite. Na palavra "antigo” a expressão do clássico, da tradição e da arquitetura antiga.

(No caso deste bairro foram escolhidas as palavras “Recife Antigo” para a criação do lettering, pois é como o bairro é conhecido pela maioria das pessoas.)

 
A principal referência do bairro citada na pesquisa é o Mercado da Encruzilhada, que serviu de base para a construção do lettering. Sua obra arquitetônica tem estilo da década de 50, que por sua vez sofreu influências do movimento Art Decó. Esse movimento é marcado pelo rigor geométrico, predominância de linhas verticais e escalonamento ou ziguezague. A partir daí surgiu o desenho deste lettering, aludindo diretamente ao letreiro do próprio mercado, que possui essas características, assim como sua arquitetura. Para referenciar suas avenidas e antigos trilhos, foi desenhada uma linha por cima do lettering, traçando um caminho e ligando as letras entre si.
Os grandes marcos deste bairro são a Praça do Derby e o Quartel do Derby, que além de sua importância histórica, foram bastante lembrados pelas pessoas na pesquisa realizada. Portanto, a grande referência para o lettering foram as colunas do coreto da Praça, um traço da arquitetura clássica que pode representar bem a essência aristocrática da origem do bairro.
A inspiração para o lettering da Madalena teve origem nos desenhos de gaiolas, suas formas, grades e detalhes em madeira. Bastante característica do bairro, a tradicional feira dos passarinhos é o diferencal do Mercado da Madalena, que foram muito mencionados pelo público e, por isso, definidos como principais referências. Para representar essas grades o desenho deste lettering é o único que não tem preenchimento, sendo todo em outline. Todavia, foi feita uma versão preenchida, com o lettering em negativo.
Mais uma vez o mercado público do bairro foi o ponto de partida para a criação do lettering, em conjunto com as formas e cores do metrô, que foi muito citado na pesquisa com o público. No caso do mercado, buscou-se inspiração nos próprios letreiros de suas lojas, considerados tipografias vernaculares. Essas letras, construídas através de técnicas manuais,  possuem certas características padrões como, por exemplo, o uso do sombreamento e da decoração com asteriscos ou estrelas. Esses dois exemplos de ornamentos foram utilizados na construção do lettering. As formas arredondadas e condensadas das letras fazem alusão ao metrô assim como as listras horizontais, desenhadas internamente em suas hastes, que também são vistas nos trens.
A praia de Boa Viagem é cartão-postal da cidade do Recife, e claro, foi lembrada por quase 100% das pessoas na pesquisa realizada. Partindo dessa inspiração, o lettering do bairro expressa, através de linhas curvas, as ondas do mar e a leveza do vento. Em contraponto, as hastes mais grossas fazem referência aos prédios, existentes em grande quantidade formando um paredão de concreto na beira mar, que também foram mencionados na pesquisa pública.
PADRONAGENS
Para dar suporte às aplicações dos letterings foram desenvolvidas duas texturas para cada bairro.
 
Recife Antigo: as duas texturas são inspiradas nos desenhos dos combogós de suas pontes.
Encruzilhada: a primeira é inspirada no Art Decó (devido ao estilo arquitetônico de seu mercado público) e a segunda faz alusão aos cruzamentos/caminhos que o próprio nome do bairro sugere.
Derby: A primeira estampa traz formas encontradas na arquitetura do Quartel do Derby. A segunda foi tirada
do próprio desenho do seu lettering.
Madalena: Na de cima, o módulo de repetição é inspirado no arco da entrada do mercado. Uma grade encontrada também no mercado deste bairro foi a base da segunda textura.
Afogados: O metrô é a referência para as duas texturas. A primeira traz os trilhos do trem e a segunda refere-se as estações do metrô.
Boa Viagem: As ondas do mar foram a inspiração para o desenvolvimento das duas padronagens.
APLICAÇÕES
Banners de 0,6m x 2m
Postais de 10cm x 15cm
Adesivos de 10cm x 10cm
Aplicações
Bairros do Recife em letterings
Published:

Bairros do Recife em letterings

Projeto de Conclusão de Curso em Design

Published: