Thayna Oliveira's profile

DINHEIRO TRAZ FELICIDADE

Uma pesquisa feita pelo IBOPE em 2018 indica que as classes C e D são as mais afetadas por depressão e ansiedade. Considerando que estabilidade financeira traz comida, moradia, boletos em dia e mais acesso à saúde e educação, o discurso de que "dinheiro não traz felicidade" não faz sentido. 

Pensando nesse cenário e em como a pandemia furou o bolso de muita gente, separei 4 dicas importantes para cuidar do seu dinheiro, usando hábitos que me ajudaram a enxergar melhor os meus gastos e economizar.

1- ANOTE TODOS OS SEUS GASTOS FIXOS E MONITORE SEUS GASTOS VARIÁVEIS.

Vamos concordar que todos os meses você come, usa água, energia elétrica e tem outros gastos com um boleto fixo todo mês, como uma faculdade ou curso, conta de internet, um serviço de assinatura e por aí vai. Seguindo essas contas vêm também alguns gastos variáveis: aquele pedido de delivery, um lanche na rua, um sapato que precisa ser trocado, um cano que estourou na cozinha… enfim, gastos que a gente não está esperando.

Essa primeira dica é sobre fazer uma pequena lista ou tabela, no bloco de notas do celular, em um caderno ou mesmo em uma planilha, detalhando com o que gasta, quanto gasta e com que frequência. Você precisa incluir também quanto você recebe em valores fixos no mês e tudo o que você recebe como renda extra. Caso seja autônomo, use sua média de recebimentos dos últimos 12 meses.
Lembre-se que essa etapa é sobre conhecer seus gastos, então se apegue em economizar ou começar grandes mudanças agora.

Após o primeiro mês de anotações, é a partir dessa lista que você vai identificar o que realmente é prioritário e o que pode ser substituído por algo mais barato, ou até mesmo cancelado da sua lista de gastos.
Tenho certeza que depois de visualizar esses gastos e ganhos você vai achar pelo menos R$1 que poderia ter sido poupado.


2- DINHEIRO NUNCA SOBRA. GUARDE ANTES DE GASTAR.

Trazendo verdades: dinheiro nunca sobra. A explicação para isso é o popular "quanto mais dinheiro tem, mais quer ter". É só fazer uma hora extra, passar da meta de vendas no seu negócio, aquela tia aparecer deixando um mimo de aniversário e, sem um pouquinho de disciplina, esse dinheiro se transforma em mais um sapato que você não precisa, mais uma pizza que poderia ser até duas refeições mais baratas (e até mais saudável), um passeio impulsivo... É, eu sei que parece até que eu estive te vigiando para escrever isso, mas é assim mesmo: dinheiro na mão é vendaval.

Mas calma! Lembra da lista de gastos que falamos ali em cima? É agora que a mágica do dinheiro que sobra acontece: depois de ver qual gasto, fixo ou variável, vai para o paredão do seu cofrinho, é onde você vê que o dinheiro sobra.
Agora que o dinheiro finalmente sobra, não espere passar muito tempo para guardar. Faça as contas e veja quanto pode ser economizado daquele gasto que você cancelou e guarde esse dinheiro em uma conta da sua preferência assim que você receber seu salário ou uma grana extra. A boa e velha poupança está aí para te ajudar a segurar esse dinheirinho, mas se você quiser ver ele guardado e rendendo, uma dica pessoal é escolher um banco ou carteira digital que tenha o rendimento do dinheiro baseado no CDI. Tem bancos que rendem até 150% do CDI para você ver seu dinheiro render mais. 

3- DE MOEDA EM MOEDA, O PORQUINHO ENCHE A BARRIGA. PENSE NO LONGO PRAZO!

Poupar e economizar não pode se limitar a uma única ação. É muito importante ter disciplina e persistência para criar e se acostumar com esse novo hábito, independente do quanto você consegue guardar por mês. Não desistir e continuar guardando vai te garantir que, no futuro, você seja grato ao seu "eu do passado" por ter simplesmente começado.

Hoje são 1, 5, 15 reais que estão sendo guardados, mas pense em como daqui a um ano a junção desses valores vai fazer uma grande diferença, especialmente quando você pensar que aquele sapato desnecessário que você deixou de comprar agora vai virar agora uma geladeira nova, uma entrada em um carro, uma reforma no telhado ou qualquer outro investimento importante. O importante é: não desista. Seu esforço vai te trazer recompensas maiores e você vai perceber que ser constante é mais importante do que fazer volume uma única vez.

4- QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. RENEGOCIE SUAS DIVIDAS!

Agora que o porquinho já está com a barriga mais cheia, uma outra forma de empregar bem esse dinheiro é quitando suas dívidas. Ao renegociar uma dívida, além de acabar de vez com ligações de cobrança, seu nome volta a ser bem visto no mercado para investimentos futuros, como o aluguel ou compra de uma casa ou carro e até mesmo pedido de empréstimo para abertura do próprio negócio.

Mas atenção: o nome limpo também pode te trazer ofertas de crediários e cartões que você talvez não precisa. Mas se precisar de um cartão de crédito, lembre-se sempre de verificar se o cartão gera cobranças por serviços que você não vai usar ou se tem cobrança de anuidade. Caso já tenha cartão de crédito, recuse ofertas de aumento de limite, mesmo para empréstimo pessoal ou cheque especial, que ultrapassem seus ganhos mensais. Isso pode te fazer perder o controle dos gastos, gerar mais dívidas e voltar à estaca zero.

Se no seu caso o nome está limpo, já que estamos falando de contas e dívidas, aí vai mais uma dica para economizar: muitas instituições oferecem descontos ao pagar contas antes do vencimento ou até determinado prazo. Alguns bancos e carteiras digitais oferecem até cashback para que você pague suas contas usando seus aplicativos. Vale a pena pesquisar!

Depois de colocar em prática essas 4 dicas, tenho certeza que você vai enxergar seu dinheiro de uma forma diferente e ver que, no fim das contas, dinheiro traz sim pelo menos um pouquinho de felicidade. Até porque eu mesma nunca vi ninguém achar uma moedinha na rua e ficar triste.
DINHEIRO TRAZ FELICIDADE
Published:

Owner

DINHEIRO TRAZ FELICIDADE

Published:

Creative Fields