Kássia Karoline Marçal Camargo's profile

CASE - Programa de fidelidade do cartão

CASE - Programa de fidelidade do cartão


Cenário: Carolina participa de um programa de fidelidade do cartão de crédito de seu banco. O valor das compras que faz com seu cartão é convertido em pontos que podem ser trocados por passagens aéreas, hospedagens em hotéis, passeios, produtos etc. Neste mês, 3.600 pontos vão expirar.

Desafio: escreva uma mensagem que Carolina vai ler assim que abrir o aplicativo do programa de fidelidade.

Informações técnicas:
- Título até 45 caracteres.
- Corpo do texto: até 160 caracteres. 
- Botão(ões): até 25 caracteres cada um.

Primeiras pesquisas:

- Acesso a sites de programa de fidelidade para compreender diferentes tipos de comunicação, benefícios oferecidos e regras de funcionamento.

A imagem inserida anteriormente diz respeito a um e-mail marketing que foi encaminhado para o meu endereço de e-mail assim que eu reativei meu cadastro no site Dotz, uma vez que fazia um tempo que não utilizava o site.
O primeiro ponto que destaco é o fato de o e-mail usar meu nome de registro como vocativo e logo a seguir ser usado “bem-vindo”, a respeito dessa personalização no e-mail tenho duas considerações: a primeira diz respeito à acessibilidade, nem todas as pessoas usuárias se identificam pelo nome de registro e adotam nome social e ainda muitos sites não disponibilizam a opção de nome social ou perguntam como o usuário deseja ser chamado no momento do cadastro, sendo assim, acaba não sendo adequado utilizar o nome do usuário ao enviar comunicações.
Uma solução que muitas empresas e pessoas adotam em redes sociais é o uso de “@” ou “x” nas palavras para que não seja definido o gênero, mas ao fazermos esses usos excluímos outros diversos usuários, por exemplo, pessoas com deficiência visual, total ou parcial, que utilizam leitores de tela, sendo assim, não podemos pensar em incluir um grupo excluindo outro, como solução algumas empresas em vez de usar “bem-vindo” utilizam frases como “Bom te ver novamente!”, como podemos ver no print de tela do aplicativo Nubank a seguir:
A seguir apresento mais duas imagens do site Dotz que pesquisei para entender quais termos são comumente utilizados e como as trocas ou resgate de pontos são ofertadas:
2º site pesquisado: https://www.livelo.com.br/
- Os sites analisados utilizam os termos trocar e resgatar para a situação de utilizar pontos acumulados em troca de benefícios, a partir dessa percepção decidi utilizar a ferramenta Google Trends ( https://trends.google.com.br/trends/?geo=BR ) para analisar qual termo foi mais utilizado em pesquisas, conforme exposto a seguir:
Escolha das cores:

Ao definir exatamente quais cores eu usaria no projeto optei por utilizar a ferramenta de acessibilidade do Adobe color ( https://color.adobe.com/pt/create/color-contrast-analyzer ) com o objetivo de analisar o contraste entre as cores, o que pode favorecer a leitura para pessoas com baixa visão.
Mensagem no aplicativo:

- Considerando a heurística de Nielsen de Controle e liberdade para o usuário inseri o botão para resgate dos benefícios e um que possibilita que o usuário saia da tela optando por ser lembrado da expiração dos pontos após sete dias, por fim, inseri o “x” como opção para sair da mensagem de notificação sem realizar nenhuma ação.
- Escolhi utilizar a chamada para a ação no título, ou como é mais conhecida CTA, com o verbo no imperativo que denota um pedido para realização de uma ação.
- Conforme as pesquisas realizadas, não usei nome de registro, nem pronomes que se refiram a algum gênero específico.
- Optei por apresentar imagens para ilustrar as opções de trocas disponíveis para a quantidade de pontos a expirar, o que se relaciona com a heurística de compatibilidade entre o sistema e o mundo real, uma vez que as imagens dizem por si só a que se refere o benefício a ser concedido.
Em um contexto real seria necessário realizar um teste de usabilidade com o intuito de analisar se a disposição dos botões seria compreendida pelos usuários.
CASE - Programa de fidelidade do cartão
Published:

CASE - Programa de fidelidade do cartão

Published: