Em um statement emblemático, Caetano Veloso, em sua autobiografia “Verdade Tropical”, afirma que se recusa a se folclorizar para compensar deficiências técnicas. Criada pelo músico, desenvolvedor e pesquisador Vinicius Fernandes, Menis – síntese e processamento Lo-Fi faz dessa passagem sua diretriz ética, estética e técnica. A marca desenvolve sintetizadores e processadores de áudio que não ignoram a realidade material do Brasil na periferia do capitalismo global, mas sim incorporam essa condição como determinante do objeto em si. Chiq, extravagante e desolador. Oferece também cursos de desenvolvimento de hardware e software no âmbito audiovisual de baixo custo, código aberto e resultados mesmerizantes.

O Estúdio Pavio foi responsável por toda a comunicação visual da marca, incluindo o branding, papelaria, desenho de produto dos sintetizadores e embalagens, layout e desenvolvimento do e-commerce e também templates para peças gráficas para redes sociais. 

"A vanguarda russa - e as primeiras vanguardas europeias em geral - foi o remédio mais eficaz possível contra qualquer tipo de compaixão ou nostalgia. […] O quadrado preto de Malevich foi o gesto mais radical dessa aceitação. Anunciava a morte de qualquer nostalgia cultural, de qualquer apego sentimental à cultura do passado. O quadrado negro foi como uma janela aberta através da qual os espíritos revolucionários de destruição radical puderam entrar no espaço da cultura e reduzi-la a cinzas." Becoming Revolutionary: On Kazimir Malevich, Boris Groys, Eflux journal #47



menislofi.com

Menis Lofi: Vinicius Fernandes 
Direção de arte: Estúdio Pavio
Identidade Visual: Bernardo Brasil e Lidia Ganhito 
Design de produto Kenopsia e Janus: Bernardo Brasil e Lídia Ganhito
Design de produto Fase Racional: Bernardo Brasil
Renders: Gustavo Virgílio
Layout web: Bernardo Brasil
Desenvolvimento para web: Luis Mourão e Gianluca Fiorini 
Preparação para portfólio: Beatriz Fiel 


Menis Lo-fi
Published:

Menis Lo-fi

Published: