Eduardo Ribeiro's profile

Carmen Sandiego - 2ª Temporada

Carmen Sandiego - 2ª Temporada

Aventuras, descobertas e crimes compõem a segunda parte da série

por Eduardo Ribeiro

Recentemente, a plataforma de streaming Netflix lançou a segunda temporada da série em animação de ação e aventura Carmen Sandiego. Dessa vez, o desenho traz propostas mais interessantes e também mais viagens pelo mundo a fora.

A série é inspirada no clássico de videogame Carmen Sandiego, que tinha uma série de jogos educacionais americanos e geraram uma franquia de educação e entretenimento de mesmo nome. Lançado em 1985 pela Broderbund, o jogo conta com várias fases com temas e assuntos particulares, em que o jogador deve usar seus conhecimentos para encontrá-la. Logo depois na década de 90 ganha a primeira edição na forma de programa com direito a auditório nas televisões, sendo um game show produzido pela WQED e WGBH-TV.

Ovelha Negra, Vermelha e agora Carmen Sandiego (Gina Rodriguez). Esses foram os codinomes usados para dar nome a espiã mais famosa entre as crianças. Na primeira temporada, Carmen renega o mundo do crime e vai contra a organização criminosa da qual fazia parte desde pequena. Após crescer, entende que não é isso que acha certo e traça um plano de acabar com todas as eventuais estratégias de seus inimigos.

Carmen Sandiego fica na zona kids da Netflix e é uma indicação excelente para qualquer idade. A animação foi inspirada também em um desenho Onde fica Carmen Sandiego?, ambientada na década de 90, e traz uma pegada mais leve e um visual mais atrativo. Foi quando começaram a focar mais na personagem, dando mais características e desenvolvendo melhor os seus aspectos. E por falar em visual, uma marca registrada de Vermelha, que é melhor trabalhada na temporada, é um casaco sobretudo e chapéu na cor vermelha, o que dá origem ao codinome.

Nessa temporada, além de continuar determinada a acabar com a V.I.L.E. (Liga Internacional do Mal dos Vilões) e tudo que ela representa, Sandiego também está atrás de se reconectar com seu passado e descobrir de onde veio e quem são seus pais. A protagonista nunca os conheceu e foi criada pelos vilões, sobretudo a Treinadora Brunt (Mary Elizabeth McGlynn). Aos poucos, ela se torna “membro” da ACME (Agency to Classic & Monitor Evildoers), que é comandada por Tamara Frasier (Dawnn Lewis), já que a agência também tem o objetivo de derrubar a organização criminosa.

Carmen continua a viajar pelo mundo roubando a V.I.L.E. e devolvendo às vítimas da organização, mas ela não trabalha sozinha e agora conta com uma equipe de quatro pessoas. O hacker Player (Finn Wolfhard), que ajuda ela a planejar as missões, assaltos e conta a ela aspectos sobre os lugares a qual viaja. Os irmãos de Boston Ivy (Abby Trott), que a ajuda com acessórios, disfarces e suas habilidades de engenharia, e Zack (Michael Hawley), que é o motorista de fuga e ajuda com o que mais precisar. E finalmente Shadow-San (Paul Nakauchi), um ladrão mestre, espadachim habilidoso, assassino e ex-membro do corpo docente da academia V.I.L.E., ensinando furtividade e roubo secreto. Antes, ele era o professor de Sandiego, mas agora passa a ficar ao seu lado.

A série, que é voltada para público infanto-juvenil, costuma falar sobre a cultura, capitais, cidades e curiosidades dos países e continentes a qual a protagonista viaja. Na segunda temporada, ela viaja para a cidade de Estocolmo, capital da Suécia; para o Rio de Janeiro, no Brasil; para Botsuana, país localizado na África Austral; para a Nova Zelândia, país da Oceania; para Dubai, cidade dos Emirados Árabes; entre muitos outros.

Por Carmen não pertencer exatamente a um lugar fixo, ela não faz questão de ter um quartel general (QG), pois viaja muito e passa boa tarde do tempo combatendo vilões. Porém, por conta dos irmãos Zack e Ivy, ela acaba optando por um esconderijo sediado em Boston, que foi praticamente onde tudo começou.

Dirigida por Jos Humphrey, Kenny Park e Mike West, que trazem uma pegada visual melhor e mais elaboradas. Os gráficos mais nítidos e coesos, sob edições que fazem jus ao desenho, também são pontos positivos, resultado do excelente trabalho do designer gráfico, Kevin Dart. 

A duração dos episódios pode variar de 24 a 33 minutos e a reviravolta trazida pelo roteiro também é interessante. Dessa vez, há uma inversão de papéis e, diferente da tentativa de 95, em que a protagonista era mocinha e virou vilã, agora ela vai de vilã para mocinha. Outro destaque são os atores que dão voz aos personagens, que fazem um trabalho bastante divertido com naturalidade e que cativa que assiste.

É uma ótima série para passar o tempo, indicada a todos os públicos e ainda aprendemos um pouco sobre geografia e cultura de outros países. O enredo é bastante propício e a animação é de excelente qualidade, o que nos faz querer continuar assistindo e esperando pela próxima aventura de Carmen Sandiego.
 
Diretor: Kenny Park


Carmen Sandiego - 2ª Temporada
Published:

Carmen Sandiego - 2ª Temporada

Published:

Creative Fields