Julia R., Mariana, Pietra, Priscila, Tita's profile

Roteiro - Infográfico - Linguagem cinematográfica

A palavra “cinema" é a abreviação de cinematógrafo. "Cine" vem do grego e significa movimento e "ágrafo" significa gravar, tendo assim o movimento gravado. A criação do cinema foi resultado do esforço de vários inventores que trabalharam para conseguir registrar imagens em movimento.
Crescendo aos poucos, ele foi se desenvolvendo ao longo do tempo. Diversos inventores desenvolveram aparelhos para captar e projetar imagens em movimento para assim fazer o filme, ou curta.
 
------Mas afinal o cinema é arte ou Indústria?
 
De acordo com alguns autores o cinema pode ser artístico: direcionado para um público pequeno, por razões estéticas , ou comercial: feito para agradar a maior parte da população, que visa um lucro monetário, que faz girar o capital.
Mas não podemos negar que tanto o cinema artístico quando o comercial apresenta grandes artistas e são eles que fazem do cinema uma arte, ou melhor, a sétima arte.
 
-------Então o cinema tem sua linguagem?
 
Ela seria a linguagem cinematográfica. Essa expressão envolve o olhar do espectador com sua percepção, por isso é essencial que tenha uma organização para que faça sentido. Muitos de seus aspectos tem como objeto a capacidade do espectador da leitura da cena, como mostra as seguintes características:
 
•    Imagem – tempo: 
É o instante em que a imagem é registrada em um tempo de exposição da câmera, como se fizesse um recorte do real no tempo.
 
•    Imagem- movimento:
A imagem movimento possui uma relação horizontal com o tempo, onde apresenta uma continuidade do momento registrado.
 
•    Plano:
Os planos são os distanciamentos da câmera em relação ao objeto e a organização destes objetos dentro de um enquadramento, dentro dessa característica tem as seguintes subclassificações que são os planos geral, médio, detalhes e o sequência.
 
•    Corte: Os cortes são usados para estabelecer uma relação entre os planos e dar continuidade à narrativa, e servem tanto para descrever quanto para dramatizar os planos gravados
 
•    Transição: A transição é o efeito de mesclar a imagem uma a outra, ou um plano ao outro, também é conhecido com o termo em inglês Fade (In/Out), para cenas aonde aparece ou some vagamente a imagem.
 
--------Existe outros tipos de linguagem quando falamos de cinema?
 
Sim, existe por exemplo a Linguagem “Hollywoodiana”. O “Hollywoodiana” vem do relativo a Hollywood (em Los Angeles, Estados Unidos da América), geralmente enquanto centro da indústria cinematográfica norte-americana ou às grandes produções cinematográficas. 
Relacionado a Hollywoodesco também.
Com essa linguagem entendemos a partir dos mesmos códigos e convenções, tem a mesma linguagem como por exemplo Vingadores, Star Wars e Titanic.
 
A linguagem “Hollywoodiana” nos faz entender o que acontece no filme, com ela entendemos certas referências, certos acontecimentos, entendemos o filme por inteiro, é o que diferencia das outras linguagens.
 
 ------Falando em linguagens, a linguagem cinematográfica tem conexão com a semiótica? 
 
A semiótica pode ser definida como a ciência que estuda todas as formas do homem se comunicar. E o cinema não pode estar fora disso. 
• A semiótica esteve presente desde os primeiros filmes. Apesar de não haver cores, com os objetos presentes na cena, gestos e expressões dos personagens, por exemplo, era possível identificar o que o autor queria expressar ao espectador através daquela obra cinematográfica.
• Isso é semiótica. Linguagens verbais e não verbais, ou seja: gestos, cores, expressões, textos, ilustrações e por aí vai.  Assim como em um texto há os cortes e transposição das palavras  para gerar uma coerência e de alguma forma afetar o interpretante, no cinema é a mesma lógica. 
Linguagem cinematográfica é aquilo que permite que um filme seja entendido. Com isso, conseguimos entender a importância da visão semiótica para o cinema. 
• Semiótica com o cinema ajuda a tirar o espectador do anafalbetismo visual (ler o filme, não somente ver).

 
“Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação” - Charles Chaplin











 
Roteiro - Infográfico - Linguagem cinematográfica
Published:

Roteiro - Infográfico - Linguagem cinematográfica

Published: