Sobre o projeto
A ideia para o desenvolvimento do smdcarpool surgiu apartir de um problema levantado pelos membros da comunidade do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará, a segurança dos mesmos dentro do campus no período noturno, causada pela difícil locomoção do bloco até alguma das saídas do Campus do Pici.
Etapas do projeto

Pesquisa com o público alvo
Para entendermos melhor o nosso público alvo (professores, alunos e servidores), realizamos uma pesquisa inicial utilizando formulários, buscando obter dados quantitativos sobre como os membros da comunidade do curso se locomoviam dentro do campus no período da noite. Nessa pesquisa inicial obtivemos 61 respostas.

E obtivemos os seguintes dados:
Personas
Com os dados em mãos definimos dois perfis que foram separados como motoristas e passageiros e afim de entender suas motivações, objetivos, desafios e preocupações desenvolvemos duas personas, uma para cada perfil.
Perfis de usuário
Persona para o perfil motorista
Persona para o perfil passageiro
Ideação e prototipação
Para desenvolver a nossa proposta, trabalhamos com protótipos de baixa, média e alta fidelidade. Sempre realizando testes para entender melhor o fluxo do usuário e a melhor forma de navegação sempre tendo em mente criterios de acessibilidade e usabilidade.
Testes de usabilidade
Realizamos um teste de usabilidade antes da finalização da interface com a intenção de identificar problemas reais durante a experiência de uso. Utilizamos o método de avaliação somativa por observação para os testes. Realizamos os testes com 5 usuários de cada perfil.
Tipografia e cores
Para a escolha das cores e da tipografia seguimos com a ideia de uma interface sóbria e de fácil entendimento, trabalhando com contrastes, legibilidade e uma  boa experinavegação e usabilidade.
Interface final do projeto
Fluxo e interface final da proposta.
smdcarpool
Published:

smdcarpool

Published: