cadeira curupira projeto vencedor do concurso tok&stok 2012 tema: brasil
 

Curupira é uma figura do folclore brasileiro. Ele é uma entidade das matas, um anão de cabelos compridos e vermelhos, cuja característica principal são os pés virados para trás.
É um mito bem antigo no Brasil, já citado por José de Anchieta, em 1560.Ele protege a floresta e os animais, espantando os caçadores que não respeitam as leis da natureza, isso é, que não respeitam o período de procriação e amamentação dos animais e que também caçam além do necessário para a sua sobrevivência e lenhadores que fazem derrubada de árvores de forma predatória.
O Curupira solta assovios agudos para assustar e confundir caçadores e lenhadores, além de criar ilusões, até que os malfeitores se percam ou enlouqueçam, no meio da mata. Seus pés virados para trás servem para despistar os caçadores, que ao irem atrás das pegadas, vão na direção errada. Para que isso não aconteça, caçadores e lenhadores costumam suborná-lo com iguarias deixadas em lugares estratégicos. O Curupira, distraído com tais oferendas, esquece-se de suas artes e deixa de dar suas pistas falsas e chamados enganosos.
Se apoiando nesta lenda surge a cadeira curupira um mobiliário que busca trazer a essência brasileira, atribuindo algumas características desse personagem.
Para proteger as florestas dos caçadores o móvel utiliza duas madeiras incentivadas pelo IBAMA. Pequiá (Caryocar brasiliense Camb). E Muirapiranga (Brosimum paraense Huber).A madeira muirapiranga foi escolhida por ser uma madeira vermelha, sendo aplicada no encosto da cadeira remete aos cabelos de fogo do curupira, enquanto o pequiá busca representar o corpo do mesmo. Os detalhes nos pés buscam mostrar a pegada deixada pelo curupira.
Para a almofada da cadeira optou-se por uma eco-lona feita com fibras de cânhamo na cor bege.

 
cadeira curupira
Published:

cadeira curupira

Curupira é uma figura do folclore brasileiro. Ele é uma entidade das matas, um anão de cabelos compridos e vermelhos, cuja característica princip Read More

Published:

Creative Fields