vitor mendes's profile

Quais são as consequências do sedentarismo?

AS CONSEQUÊNCIAS DO SEDENTARISMO

Engordar é apenas uma das consequências do sedentarismo. Saiba que além do ganho de peso, é possível adquirir doenças graves e irreversíveis.
Algumas das maiores consequências do sedentarismo que você pode adquirir são:
Fraqueza muscular;
Dores nas juntas e articulações;
Sobrepeso;
Envelhecimento precoce;
Baixa imunidade;
Risco de desenvolver doenças cardíacas;
Risco de desenvolver Diabetes;
Risco de desenvolver problemas respiratórios;
Um dos fatores que mais causam o sedentarismo é a preguiça. Sim, isso mesmo, preguiça!
É fato que muitas pessoas não têm tempo de sobra ou sofrem de algum problema de saúde que não permite que elas façam algum tipo de atividade física, mas a grande maioria das pessoas simplesmente não pratica por falta de hábito ou de vontade.
É muito mais fácil não levantar para mudar o canal da televisão ou pegar o carro para ir até a padaria da esquina. Uma vez ou outra não tem problema, mas em longo prazo isso pode ser muito prejudicial para o corpo e para a mente.
O ideal é que todas as pessoas tenham essa preocupação desde cedo, mas algumas pessoas deveriam ter mais cuidados, como:
Pessoas com doenças como Hipertensão, Ansiedade, Depressão, colesterol alto, Diabetes, Osteoporose, etc;
Pessoas com histórico de familiares com Diabetes ou doenças cardíacas;
Idosos;
Gestantes, embora haja atividades físicas específicas;
Crianças em geral;


Quatro problemas graves que o sedentarismo causa

Das consequências mais graves do sedentarismo, podemos citar quatro das mais importantes:


1. Sobrepeso
O sobrepeso ou obesidade é uma das consequências do sedentarismo mais graves, já que serve de porta de entrada para outros problemas ainda mais perigosos.
Quando a pessoa desenvolve obesidade, junto à doença acompanham outros problemas como pressão alta, Diabetes, colesterol alto, problemas cardíacos e respiratórios, inflamações por todo o organismo, impotência sexual, desequilíbrio hormonal, etc.


2. Problemas nas juntas
É normal que pessoas sedentárias permaneçam muito tempo sem fazer qualquer tipo de atividade, nem mesmo uma caminhada.
Com o tempo, os músculos, juntas e articulações começam a atrofiar e isso faz com que a pessoa comece a sentir muitas dores ao fazer qualquer tipo de movimento, mesmo uma simples caminhada. A atrofia muscular e articular pode levar a problemas mais graves como Artrose e Osteoporose;


3. Insônia
A insônia (junto à Apneia) também é uma das consequências do sedentarismo. O problema é que uma coisa leva à outra.
Ao dormir mal, a pessoa não só fica indisposta para o dia seguinte como também não fica apta a equilibrar a serotonina e outros hormônios responsáveis por controlar a saciedade.
Assim, a pessoa acaba sentindo necessidade de ingerir mais alimentos gordurosos e ricos em carboidratos no dia seguinte.


4. Glicose alta no sangue
O sedentarismo pode aumentar a quantidade de glicose no sangue, o que com o tempo pode acabar se desenvolvendo em Diabetes.
Quando a glicose está alta no sangue, o corpo envia estímulos para que mais insulina seja liberada pelo pâncreas para que ela possa ser enviada para dentro das células.
Quando isso acontece, uma quantidade maior de energia acaba sendo estocada. Sem contar que uma quantidade muito alta de insulina pode começar a trabalhar de forma menos eficiente. Desse modo, a pessoa acaba ganhando ainda mais peso, e assim voltamos para o primeiro problema mencionado.




Como contornar as consequências do sedentarismo?

Simples, basta se movimentar! Veja, não é necessário passar horas todos os dias na academia.
Até porque, as pessoas focam muito mais em exercícios anaeróbicos na academia.
Eles são importantes, é claro, mas servem principalmente para fortalecer e tonificar a musculatura.
Já os aeróbicos são excelentes para queimar gordura e aumentar a resistência corporal.
Como dissemos, não é preciso passar horas em uma academia para evitar as consequências do sedentarismo.
Basta que você tire pelo menos meia hora por dia para se exercitar. Pense em alguma atividade que dê prazer a você, como pedalar, correr, pular corda ou nadar.
Esse tipo de atividade melhora o sistema respiratório, fortalece os sistemas cardíaco e imunológico, melhora a qualidade do sono e ajuda a reduzir o peso. Sem contar que diminui drasticamente as chances de se desenvolver uma doença grave como o Diabetes, que é causado principalmente por maus hábitos de vida, como a má alimentação e o sedentarismo.


Se você gostou do artigo de hoje, não se esqueça de deixar sua curtida abaixo e de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e com todas as pessoas ao seu redor que se preocupam com a saúde. Esperamos você em breve para nossos próximos artigos. Até logo!
Quais são as consequências do sedentarismo?
Published:

Quais são as consequências do sedentarismo?

Published:

Creative Fields